Topo

'Não vou me calar, vou apoiar Bolsonaro até o fim', diz Andressa Urach

Andressa Urach fez ensaio sensual com cores da bandeira brasileira para anunciar parceira com Miss Bumbum - Reprodução/Instagram
Andressa Urach fez ensaio sensual com cores da bandeira brasileira para anunciar parceira com Miss Bumbum Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

17/08/2021 11h05Atualizada em 17/08/2021 13h43

A modelo Andressa Urach voltou a dizer que apoia o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e citou, sem apresentar provas, que o país pode virar comunista caso "a esquerda" chegue ao poder.

A ex-RecordTV e simpatizante da Igreja Universal chegou a afirmar, através das redes sociais, que há pontos que discorda de Bolsonaro, mas que isso não a impede de apoiá-lo.

Não vou me calar e aceitar meu país virar um comunismo. Os artistas, na grande maioria, tem medo de se posicionar a favor de Bolsonaro, com medo de perder empregos e fãs. Não quero fãs, o único que tem que ser adorado é Jesus, quero um país digno para meus filhos viverem. Andressa Urach

Urach não disse o que está a calando. O discurso de que o Brasil viraria comunista é adotado por simpatizantes do presidente desde a época das eleições, em que dizia que com o Partido dos Trabalhadores, que se identifica com o espectro de esquerda, o país mudaria de regime.

Andressa Urach - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Andressa Urach desinforma com falso "comunismo" e diz manter apoio a Bolsonaro
Imagem: Reprodução/Instagram

Contudo, o Brasil seguiu a Constituição Federal de 1988 desde a promulgação em seu modelo de república federativa que garante o pluralismo político. Durante os 14 anos de governos petistas, o Brasil não adotou o sistema comunista.

O golpe militar de 1964 — que instaurou a ditadura de 21 anos no Brasil com violência, tortura e descumprimento dos direitos humanos — usava a mesma justificativa: foi dado para evitar que o Brasil virasse um "nova Cuba". E que o presidente deposto à época, João Goulart, planejava mudar o regime capitalista para o comunista em aliança com líderes internacionais de esquerda.

Contudo, não há respaldo na história do país que justifique essa teoria, exceto uma versão difundida à época da ditadura para que o governo se mantivesse no poder. O presidente Bolsonaro chegou a citar a teoria conspiratória falsa em discurso na ONU (Organização das Nações Unidas) em 2019.

Relatos e documentos históricos colhidos pelo UOL, em 2019, mostram que nunca houve qualquer possibilidade real de revolução comunista ou mudança de regime nos anos 1960, seja por falta de apoio popular, de organização e de grande participação em grupos de esquerda radical ou mesmo pela repressão violenta do Estado.

Mesmo assim, a modelo Andressa Urach voltou a dizer sobre uma ameaça comunista caso deixe de apoiar Bolsonaro.

Bolsonaro pode falar algumas coisas que não concordo, mas ele tem valores cristãos e vou apoiar ele até o fim. E o cristão que fica calado, depois não reclama do que a esquerda quer fazer com o Brasil. Dica aos lacradores: vão ler um pouco de história em vez de assistir TikTok. Andressa Urach

Ela não explicou quem seriam os "lacradores" e porquê a plataforma de vídeos não pode ser usada para difundir conhecimento — como feito por especialistas, como Natalia Pasternak, que explica assuntos sobre a covid-19 e a vacinação.

Vale ressaltar que a Constituição Federal garante a todos os cidadãos o livre exercício dos cultos religiosos e declara o Brasil como Estado laico, sem religião oficial e na tentativa de garantir a diversidade de todas elas.

Recentemente, Andressa criticou Anitta pela cantora discordar de Bolsonaro (sem partido), especialmente pela insistência na adoção do voto impresso para as eleições de 2022 — PEC derrotada pela Câmara dos Deputados.

Ela, inclusive, sugeriu que o presidente da república entre um processo contra a cantora por difamação.