Topo

Luciano Szafir diz que ficou com sequelas após covid: 'Várias'

O ator Luciano Szafir - Divulgação / Instagram
O ator Luciano Szafir Imagem: Divulgação / Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/08/2021 12h03

Luciano Szafir teve sérias complicações após ser diagnosticado com covid-19 pela segunda vez, em junho. O ator de 52 anos optou pela internação logo ao sentir os primeiros sintomas. Durante o período no hospital, Szafir teve de passar por uma cirurgia de emergência para retirar um hematoma e segmento do cólon e chegou a ser intubado.

Em entrevista ao jornal "O Dia", o modelo disse que ainda está lidando com as sequelas da doença.

"Memória falha, fraqueza, respiração. Ainda me canso com facilidade. Coisas comuns como banho, por exemplo, tenho certa dificuldade. É sentado. As noites também não são mais as mesmas. Fiquei mais medroso. Tenho medo das consequências pós-covid, que é tão perigoso quanto a doença. É uma insegurança constante", assumiu Szafir.

No momento, o ator se recupera com fisioterapia e aguarda para realizar uma nova cirurgia, de reconstrução do intestino. Ele também está fazendo terapia.

"Segundo o médico, é comum entre os pacientes que passaram pelo que passei, um desequilíbrio emocional. Estou fazendo de maneira preventiva. Se o médico manda, eu faço", brincou.

Ele relatou a surpresa ao receber a notícia de que seria intubado:

Eu já estava para ter alta, tudo certo e, de repente, tudo desmoronou. Passa muita coisa pela cabeça. Me agarrei muito à fé e queria ter pensamentos apenas positivos, mas foi um momento muito angustiante. Não foi fácil.

Szafir afirmou que tem memórias do período em que ficou intubado: "Apesar de sedado, lembro da sensação de engasgo, das vozes da minha irmã e da minha mulher. Sei exatamente o que falavam no ato da intubação, mesmo sedado", disse.

O modelo revelou que seu maior medo era o de não rever os filhos (Sasha, da união com Xuxa; e David e Miakel, filhos com a atual mulher), sua esposa Luhanna Melloni e sua família.

Lembro que quando cheguei em casa, vi meus dois filhos brincando e fiquei ali, admirando e agradecendo pela chance de estar ali com eles. Ainda estava muito debilitado, mas, mesmo assim, com toda a dificuldade do momento, estava muito grato de sair do hospital com vida e voltar ao convívio da minha família.

Para Szafir, fica a lição de que "a vida é frágil demais".

De que a vida é frágil demais para desperdiçar com bobagens. Que a simples rotina é uma bênção. Depois de tudo que passei, fiquei mais medroso. Não vou descuidar da saúde. Aprendi a valorizar cada detalhe da minha vida.

Imunizados! Os famosos que já receberam a vacina da covid-19