Topo

Belutti sugere sorologia para testar doses; repórter do 'Encontro' desmente

Michelle Loreto corrigiu informação no "Encontro": sorologia não aponta eficácia das vacinas - Reprodução/TV Globo
Michelle Loreto corrigiu informação no "Encontro": sorologia não aponta eficácia das vacinas Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

19/08/2021 12h20Atualizada em 19/08/2021 12h20

O cantor Belutti, da dupla com Marcos, foi rebatido após sugerir de forma equivocada que antes de tomar uma possível terceira dose, a pessoa faça um exame de sorologia para averiguar os anticorpos. A jornalista Michelle Loreto, no "Encontro com Fátima Bernardes", corrigiu o cantor.

O exame sorológico da covid-19 não serve para saber se a vacina foi eficaz ou não. Os testes medem apenas os anticorpos e pouco abordam a complexidade da imunização, como o desenvolvimento de proteínas protetoras e as diversas moléculas. Órgãos nacionais e internacionais não recomendam tais testes após tomar a vacina.

Em abril, VivaBem informou que não há necessidade de uma pessoa vacinada realizar o teste só para ter certeza se está imune, já que seu objetivo não é esse e ele nem pode confirmar isso. Vale lembrar que as vacinas disponíveis até o momento no Brasil protegem principalmente contra casos moderados e graves.

Ainda assim, Belutti sugeriu o teste sorológico para quem tem um plano de saúde que assegure o exame.

Antes de qualquer atitude de terceira dose, tem condição de um plano de saúde e fazer sorologia para entender sua imunidade e ver se toma a terceira do se reforço. Belutti

No mesmo instante, Michelle Loreto corrigiu a fala do cantor para não gerar desinformação.

A jornalista ocupa um espaço do programa de Fátima Bernardes para, justamente, falar sobre saúde.

Esse de sorologia não serve tanto. Você pode fazer e pode dizer que não tem anticorpos. Precisa de um teste muito minucioso e não é feito assim em laboratório. Quem fizer sorologia e dizer der negativo, não quer dizer que você está sem proteção não. Mesmo assim, tem que tomar segunda dose e usar máscaras. Michelle Loreto

Michelle Loreto - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Michelle Loreto explicou que terceira dose ainda está sendo estudada
Imagem: Reprodução/TV Globo

O sertanejo aceitou a explicação e se corrigiu de forma bem humorada: afirmou que havia dito exatamente o que Michelle Loreto falou — na verdade, ele disse o contrário.

A terceira dose ainda é avaliada pelo ministério da Saúde. Marcelo Queiroga solicitou um estudo capaz de avaliar se a CoronaVac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac com o Instituto Butantan, precisará de uma terceira dose.

O pedido específico sobre a vacina ocorre porque outras farmacêuticas que têm vacinas usadas no Brasil já estão com estudos concluídos ou em andamento sobre a possibilidade, diferente da CoronaVac, que ainda não tem dados fechados sobre o tema.

Em um primeiro momento, profissionais da saúde e idosos seriam o grupo prioritário da dose de reforço.

De acordo com o imunologista Gustavo Cabral, colunista de VivaBem, as vacinas disponíveis atualmente no Brasil são seguras e bastante eficazes. No entanto, nenhuma vacina — e não apenas as contra o novo coronavírus — protege 100%. "Elas não são um 'escudo mágico'", diz o especialista.

As pessoas completamente vacinadas representaram somente 3,68% das mortes por covid-19 que ocorreram no Brasil entre 28 de fevereiro e 27 de julho.

Imunizados! Os famosos que já receberam a vacina da covid-19