Topo

Angelina Jolie cria conta no Instagram para mostrar carta de menina afegã

Angelina Jolie criou perfil no Instagram - Reprodução/Divulgação
Angelina Jolie criou perfil no Instagram Imagem: Reprodução/Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/08/2021 14h37

Angelina Jolie criou uma conta no Instagram hoje, para mostrar uma carta que recebeu de uma jovem afegã após o Taleban assumir o poder no país. "No momento, o povo do Afeganistão está perdendo sua capacidade de se comunicar nas redes sociais", começou a atriz de 46 anos em sua primeira publicação na rede.

Vim ao Instagram para compartilhar suas histórias e as vozes de pessoas em todo o mundo que lutam por seus direitos humanos básicos [...] Eu estava na fronteira com o Afeganistão duas semanas antes do 11 de setembro, onde encontrei refugiados afegãos que haviam fugido do Taleban. Isso foi há vinte anos.

"É revoltante ver os afegãos sendo deslocados mais uma vez por causa do medo e da incerteza que tomou conta de seu país. Gastar tanto tempo e dinheiro, ter sangue derramado e vidas perdidas apenas para chegar a isso, é uma falha quase impossível de entender [...] Continuarei procurando maneiras de ajudar. E eu espero que você se junte a mim", ponderou Angelina Jolie.

Em um trecho da carta publicada pela atriz, a adolescente relata seus pensamentos: "Um dia, eles vieram a nossa casa e ficamos com tanto medo que depois daquele dia pensei em como seria a hora de ir para a escola nessa situação [...] Todos nós perdemos nossa liberdade e estamos presos novamente", escreveu.

À revista People, uma fonte próxima de Angelina Jolie disse que se sentiu compelida para entrar no Instagram em que mulheres e jovens no Afeganistão estão perdendo o direito de se comunicar na internet. "De seu ponto de vista, ela consegue fazer parte do esforço para amplificar suas vozes. Ela sentiu que isso era motivo suficiente para entrar na rede social."