Topo

Vídeo de Batoré pedindo o fim do STF em 2019 viraliza após caso Sérgio Reis

O humorista Batoré - Arquivo pessoal/Batoré
O humorista Batoré Imagem: Arquivo pessoal/Batoré

Do UOL, em São Paulo

23/08/2021 11h20

Um vídeo gravado em 2019 pelo ator Ivanildo Gomes Nogueira, conhecido por seu personagem Batoré, viralizou hoje após o caso envolvendo o cantor Sérgio Reis, alvo de uma operação da Polícia Federal após críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal)

Nas imagens, Batoré diz querer que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) feche o STF, a Câmara dos Deputados e Senado Federal.

No vídeo que voltou a circular hoje nas redes sociais, ele aparece pedindo que os militares ocupem essas cadeiras e diz que esse é o "desejo de todos os brasileiros."

Vocês deveriam ter consciência de que esse país não é de vocês. Se nós mudamos a presidência, é porque a gente viu que tinham muitos bandidos e que precisava de um militar. Mas, depois de tudo isso, nós temos a consciência de que militar não faltava só na cadeira do presidente, falta no STF, na Câmara dos Deputados e no Senado. O desejo de todos os brasileiros é que o presidente feche as portas dessas três casas, porque não tem trazido benefício nenhum para o nosso país. afirmou

Ele ainda comparou, na ocasião, o STF com o conhecido medicamento purgativo "lacto purga".

O STF fica só soltando bandido, parece 'lacto purga', toda merd* que está presa, solta. Vocês deveriam ter vergonha na cara, deveriam pensar como pais de família, como avós. disse

O vídeo do humorista vem à tona uma semana após um áudio e outra filmagem terem levado Sérgio Reis a integrar também o noticiário político. Nas gravações, o ex-deputado apareceu convocando uma greve nacional de caminhoneiros contra os 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) — alvo constante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de quem Reis é aliado.

Na última semana, a PF (Polícia Federal) cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao cantor.

Os mandados foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O objetivo, segundo a PF, é apurar se o cantor cometeu o crime de incitar a população a praticar "atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes".

Errata: este conteúdo foi atualizado
O vídeo gravado pelo humorista Batoré é do final de 2019, e não foi gravado após o caso envolvendo o cantor Sérgio Reis. O texto foi corrigido.