Topo

Latino se desculpa após falar que artista tem 'fase' autista: 'Ignorante'

Latino se desculpa após falar que artista tem "fase" autista: "Ignorante" - Daniel Pinheiro / Divulgação
Latino se desculpa após falar que artista tem 'fase' autista: 'Ignorante' Imagem: Daniel Pinheiro / Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/08/2021 19h22Atualizada em 24/08/2021 19h22

O cantor Latino pediu desculpas após usar de forma equivocada o autismo para falar sobre artistas que não ouvem conselhos.

Em entrevista ao podcast "Cortes da Inteligência Ltda", o dono de sucessos como "Festa No Apê", "Me Leva" e "Dança Kuduro" havia dito que na "fase autista" os artistas se fecham no próprio mundo.

O autismo é o que muitos políticos têm que não quer ouvir ninguém. Ele se fecha no mundo dele e não quer ouvir ninguém, não ouve empresário, não ouve gravadora e ele está autista.
Disse o cantor.

Em nota enviada ao UOL, Latino pediu desculpas a quem se ofendeu com a fala que ele classificou como "ignorante".

Respeito todos os tipos de pessoas, crenças, povos, etc. Não tenho nenhum tipo de preconceito! E deixo aqui o meu pedido de desculpas por uma fala ignorante (no sentido informação) de minha parte! Afirmando e destacando que não tive a intenção de ofender ou menosprezar ninguém!

Vale lembrar que — conforme escreveu a colunista de VivaBem Larissa Cassiano — o Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma condição de saúde que pode levar a alterações na atenção, linguagem e nas habilidades de socialização.

Não existe apenas uma forma de autismo e para abordar os diversos níveis de comprometimento falamos em Transtorno do Espectro Autista. Com mais conhecimento sobre o TEA sendo difundido, técnicas de diagnóstico e tratamento podem ser implementadas, além de possibilitar que ele seja feito precocemente e a criança seja tratada corretamente, de forma precoce, e sofra o menor impacto possível.

O diagnóstico do autismo é feito através avaliação clínica sem a necessidade de exames laboratoriais ou de, imagem sendo na maioria das vezes os familiares os primeiros a notarem os sinais de alerta.

Alguns sinais na infância que podem chamar a atenção:

  • durante a amamentação, a criança não olhar nos olhos da mãe, não responder ou não olhar quando for chamada pelo nome
  • dificuldades para falar
  • movimentos repetidos
  • apatia, entre outros sinais de interação com as pessoas próximas.