Topo

Luiza Brunet relembra agressão de namorado ao atuar em clipe: 'Foi punk'

Luiza Brunet participou de clipe que denuncia violência contra a mulher - Reprodução/Instagram
Luiza Brunet participou de clipe que denuncia violência contra a mulher Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/08/2021 12h47Atualizada em 24/08/2021 13h14

Luiza Brunet participou do novo clipe de "180", nova música de Alok, MCs Hariel, Marks, Dricka, Davi, Leozinho ZS e DJ Victor, que será lançada no próximo dia 28.

O nome do trabalho faz referência ao número de telefone usado para denúncias de violência contra a mulher, e fala sobre dramas vividos por pessoas que passaram por esse tipo de situação.

A atriz e modelo teve que enfrentar o mesmo drama de várias mulheres há cerca de cinco anos, quando foi agredida pelo então namorado, Lírio Parisotto. Ao trabalhar no clipe, Luiza revisitou as lembranças tristes da época.

"No clipe, vivo uma mulher de classe média alta que sofre violência doméstica. Ela se empodera e faz a denúncia. É a minha história. E também de muitas mulheres. Quando fui gravar as minhas cenas, o ator que interpreta o meu marido, ficou todo preocupado, justamente pelo que vivi. Mas disse: 'Não se preocupe, estamos representando, o sentimento aqui é outro'. Só que foi punk. Veio mesmo a lembrança muito nítida do que sofri", comentou ela de acordo com o jornal "Extra".

A emoção foi tão forte que Luiza caiu em lágrimas nos bastidores. "O choro foi, ao mesmo tempo, de alívio, porque estamos mostrando uma realidade e temos o objetivo de mudar a sociedade por meio dessa mensagem. Queremos dar voz às mulheres invisíveis. Nunca cicatriza uma ferida de qualquer agressão", pontuou ela, que se tornou palestrante e fala abertamente sobre os problemas que viveu dentro de casa.

Elas abrem e fecham dependendo do nosso estado emocional. E eu procuro não esquecer. Eu passei por um sofrimento e tive a oportunidade de transformar tudo isso em uma pauta positiva. Me emociono quando falo, mas aprendi com o tempo a controlar até para estar forte para inspirar as outras mulheres.

Em caso de violência, denuncie

Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 190 e denuncie. Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares.

Também é possível realizar denúncias pelo número 180 — Central de Atendimento à Mulher — e do Disque 100, que apura violações aos direitos humanos.

Há ainda o aplicativo Direitos Humanos Brasil e através da página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Vítimas de violência doméstica podem fazer a denúncia em até seis meses.