Topo

Erasmo Carlos diz que foi diagnosticado com covid e está isolado: 'Torçam'

Erasmo Carlos - Guto Costa/Divulgação
Erasmo Carlos Imagem: Guto Costa/Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/08/2021 15h20Atualizada em 26/08/2021 16h25

Erasmo Carlos, de 80 anos, usou as redes sociais, na tarde de hoje, para informar que testou positivo para covid-19. Ele aproveitou para avisar aos fãs que está bem e pediu orações para conseguir vencer o vírus.

Por meio do Instagram, o cantor afirmou que já está há três dias cumprindo a recomendação de isolamento social e lamentou ter sido infectado mesmo cumprindo todos os protocolos de saúde.

"Oi, gente. Mesmo mantendo todos os cuidados, inclusive vacinado duas vezes, eu testei positivo para covid-19. Já estou no terceiro dia de confinamento como mandaram meus médicos e peço que todos torçam. Passa rápido", declarou o artista.

Nos comentários, fãs e admiradores deixaram mensagens positivas de apoio para Erasmo Carlos.

"Melhoras, vai dar tudo certo!!!", escreveu o apresentador Benjamin Back. "Se cuide", orientou outro seguidor. "Vai ficar tudo bem", desejou um terceiro internauta.

Erasmo Carlos recebeu a segunda dose da vacina uma semana antes do aniversário de 80 anos, em maio, e usou as redes sociais para cobrar vacina para todos do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido):

Ufa!!! Tomei a minha segunda dose... VACINA PARA TODOS!!! É URGENTE!!!

Covid-19 após a vacina

Por que pessoas que tomaram duas doses da vacina pegam covid e até morrem? Segundo o imunologista PhD pela USP (Universidade de São Paulo) e colunista do VivaBem, do UOL, Gustavo Cabral, inicialmente é preciso entender o tempo que a vacina demora para gerar o "efeito" dela.

"As vacinas disponíveis atualmente no Brasil que exigem duas doses (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer) conferem a maior proteção contra a covid-19 cerca de 14 a 20 dias depois da aplicação da segunda dose. Ou seja, se a pessoa "pegou o coronavírus" antes desse tempo, a resposta para a dúvida está aí: ela ainda não estava totalmente imunizada", explicou.

Por isso, como afirma o imunologista, não faz sentido culpar a vacina ou levantar a suspeita de que ela não funciona quando alguém completamente imunizado é infectado pelo coronavírus, como no caso de Erasmo Carlos.

A vacinação é a principal arma para nos proteger das formas graves da covid-19, mas não dispensa outros cuidados, como evitar aglomerações, utilizar máscara (principalmente a PFF2), preferir ambientes ventilados e higienizar as mãos.