Topo

Modelo de 20 anos é vítima de feminicídio no Pará

Modelo Geordana Natally Farias - Redes Sociais
Modelo Geordana Natally Farias Imagem: Redes Sociais

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

01/09/2021 13h58Atualizada em 01/09/2021 14h10

A modelo Geordana Natally Farias, de 20 anos, foi morta a facadas na madrugada de hoje no município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. O ex-namorado Lúcio Magno do Espírito Santo Quadros foi preso e confessou o crime na delegacia.

Geordana foi encontrada sem vida em uma passarela localizada no Conjunto Cidade Nova 6, onde morava, entre as ruas WE 82 e WE 83. O crime ocorreu por volta das 4h.

"Testemunhas contaram que, por volta das quatro da manhã, viram a briga do casal e depois perceberam que o homem saiu de bicicleta", contou o investigador da polícia Civil IPC Ferreira, da delegacia de polícia da Cidade Nova, que apura o caso.

A irmã da vítima levou os policiais até a casa do suspeito que, inicialmente, negou a participação no crime, mas as autoridades locais perceberam vestígios de sangue pelo corpo de Lúcio. "Ele está com marcas de sangue pelo corpo e um corte nas mãos", revelou o investigador.

A polícia também encontrou a faca que teria sido usada no crime em cima do telhado da casa vizinha de Lúcio.

O suspeito foi preso e a bicicleta que teria sido usada na fuga foi apreendida. Na delegacia, Lúcio confessou o crime. "Ele disse que foi legítima defesa por que a vítima estaria o ameaçando com uma faca e ele teria tentado tirar das mãos dela e, por isso, teria se cortado".

O corpo da jovem e a faca usada no crime foram encaminhados para perícia. O suspeito está sendo autuado pelo crime de feminicídio.

Geordana era Miss Teen Pará Model 2019 e muito querida pelos colegas de profissão. Pelas redes sociais, Guilherme Farias, pai da modelo, lamentou o crime e fez um apelo: "[...]Para as meninas que ficam, saiam de qualquer tipo de relacionamento abusivo, ele nunca vai mudar... ouçam seus pais e amigos."

Em caso de violência, denuncie

Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 180 e denuncie.

Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares.

Também é possível realizar denúncias pelo número 180 — a Central de Atendimento à Mulher, que funciona em todo o país e no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias, dá orientação de especialistas e faz encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp no número (61) 99656-5008.

A denúncia também pode ser feita pelo Disque 100, que apura violações aos direitos humanos.

Há ainda o aplicativo Direitos Humanos Brasil e a página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Vítimas de violência doméstica podem fazer a denúncia em até seis meses.

Caso esteja se sentindo em risco, a vítima pode solicitar uma medida protetiva de urgência.