Topo

Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, morre de câncer aos 52 anos em SP

Weslley Neto e Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

08/09/2021 20h28

O produtor musical Dudu Braga, 52 anos, morreu hoje à tarde. O filho do cantor Roberto Carlos estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em tratamento contra um câncer no peritônio, membrana que envolve a parede abdominal. O hospital confirmou a informação ao UOL. A assessoria de Roberto Carlos informou que o velório será fechado para a família.

"O Hospital Israelita Albert Einstein comunica, com pesar, o falecimento do senhor Roberto Carlos Braga II, às 14h21, em decorrência de um câncer. O paciente passou por uma série de tratamentos para tratamento quimioterápico e cirurgia", diz boletim do hospital, assinado pelos médicos Fernando Maluf e Miguel Cendorolo Neto.

Dudu compartilhou o diagnóstico do câncer em setembro do ano passado, em publicação nas redes sociais. Além disso, ele já passou por outros dois tratamentos para cuidar de um câncer de pâncreas, em 2019.

Em julho deste ano, ele explicou que os médicos chagaram a trocar o quimioterápico após constatarem que não havia nem regressão, nem progressão do tumor.

Filho do primeiro casamento de Roberto Carlos, com Nice Rossi, Dudu perdeu a visão há 29 anos. Ele nasceu com glaucoma congênito e, aos 23 anos, teve um descolamento de retina. Apesar de ter passado por diversos procedimentos, não conseguiu recuperar o sentido.

Em sua última publicação no Instagram, ele posou ao lado da mulher, Valeska Braga, e da filha, Laura. A menina chegou a acompanhar o pai no hospital em algumas internações. O nome da garota é uma homenagem à avó de Dudu, Lady Laura, mãe de Roberto Carlos.

Cegueira ao 23 anos e carreira musical

Nascido em 18 de dezembro de 1968, Roberto Carlos Braga Segundo, o Segundinho, mais conhecido como Dudu Braga, foi o primeiro filho biológico de Roberto Carlos com Nice Rossi, a primeira esposa do famoso cantor. Nice morreu de câncer em 1990, antes de o filho ficar cego, aos 23 anos.

Dudu Braga nasceu com glaucoma congênito, mas foi rapidamente tratado e enxergou normalmente até os 23 anos de idade. Ele contava sua história em palestras pelo Brasil e também falou sobre sua vida para Adriane Galisteu em uma entrevista ao programa "Face a Face", em 2016.

"Meu pai e minha mãe correram o mundo para que eu viesse enxergar. A gente foi para a Holanda para fazer o tratamento, eu com 15 dias de idade, era uma cirurgia experimental. Eu fiz sete cirurgias e enxergava normalmente. Vida absolutamente normal até os 23 anos. Fui surfista, dirigia, me formei", relembrou Dudu.

Publicitário de formação, Dudu Braga passou também a atuar como músico e produtor musical. Após perder a visão, ele montou uma gravadora, a BRG Music, e começou um programa de rádio, "As Canções Que Você Fez Pra Mim", que ele continuou fazendo até os últimos dias de vida, inclusive do hospital.

Dudu também passou a atuar em instituições beneficentes, sendo um dos fundadores da ONG Meninos do Morumbi, colaborador da Fundação Larama da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual e colaborador da Fundação Dorina Novill para cegos.

Em 2014, formou a banda RC na Veia, que tocava clássicos de Roberto Carlos na versão rock. Dudu assumiu a bateria do grupo, que já gravou inclusive com o próprio Roberto Carlos no DVD lançado em 2018.

Famosos lamentam

Dudu, você foi um guerreiro, lutou contra essa doença bravamente até o final. Vai deixar saudades. Fica em paz. Meus sentimentos à família e ao meu querido amigo Roberto Carlos, Boninho

Que o Dudu possa descansar em paz e que o nosso Roberto consiga segurar mais essa tristeza. Que Deus te abençoe grandemente. Dudu, vamos lembrar sempre do seu alto astral. Eri Johnson

Meu amor, eu sinto tanto por você. Tivemos sim momentos lindos! Gravamos juntos a música 'Quando', sorrimos... saber disto antes de uma live está sendo difícil .. afinal vou cantar com este sentimento que está quebrando o meu coração. Valeska, te amo e você sabe disto! Você é testemunha do nosso amor. Roberta Miranda

Dudu, eu estou aqui perplexo, alma e coração partidos de dor com tua partida tão precocemente. Eu não tenho entendimento para essa parte da nossa caminhada, por isso vou me agarrar com Deus em oração e pedir para que a promessa da vida eterna onde não existe dor, tempo, dificuldades só luz se legitimem junto ao teu espirito e tu possas estar agora usufruindo dessa santa paz! Amem! Descanse na luz de Cristo meu eterno e amado amigo "Dudas" Tom Cavalcante

Roberto, querido amigo! Que Deus lhe dê forças nesse momento tão sofrido! Dudu foi um guerreiro e terá muita luz nessa nova jornada! Um beijo carinhoso e solidário!, Galvão Bueno