Topo

Zé Trovão: quem é o personagem que dá nome a youtuber bolsonarista

Fernanda Talarico

Do UOL, em São Paulo

09/09/2021 13h14

Marcos Antônio Pereira Gomes, também conhecido como Zé Trovão, é um youtuber paulista que vem ganhando projeção nas redes sociais desde que apareceu convocando apoiadores do presidente Jair Bolsonaro a estarem presentes nas manifestações que aconteceram no dia 7 de setembro, Dia da Independência.

Na manhã de hoje, ele também se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter após fazer parte da manifestação dos caminhoneiros a favor de Bolsonaro. Mesmo foragido e com um mandado de prisão solicitado pela Procuradoria-Geral da República, sob a acusação de promover a incitação de atos de caráter golpista contra o Supremo e o Congresso Nacional, vídeos de Zé Trovão pedindo que caminhoneiros bloqueiem rodovias e "fechem tudo", circulam na internet.

Com tamanha repercussão, alguns usuários do Twitter relembraram a novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão", da extinta Rede Manchete. Zé Trovão, o personagem principal, era vivido por Almir Sater, e sempre se apresentava com um chapéu de vaqueiro, cinto com uma fivela grande e botas de couro, a mesma maneira que Marcos Antônio Pereira Gomes se veste. Na trama, ele era par romântico de Ana Raio, interpretada por Ingra Liberato.

A produção foi exibida originalmente entre 1990 e 1991, e entrou na grande da emissora para substituir "Pantanal", um dos maiores sucessos da Rede Manchete. Escrito por Marcos Caruso e Rita Buzzar, o título contou com a direção de Jayme Monjardim, responsável por filmes como "Olga", novelas como a própria "Pantanal" e também grandes sucessos da TV Globo, como "O Clone", "América", "Páginas da Vida" e outras.

"A História de Ana Raio e Zé Trovão" foi a segunda produção mais longa da Rede Manchete, com 251 capítulos, ficando atrás apenas de "Mandacaru", com 259. Ela contava a triste história de Ana Nazaré, uma menina que mora apenas com o pai, no sul do Brasil. Aos 13 anos, ela é estuprada por Canjerê (Nelson Xavier) e engravida. Ela dá à luz uma menina chamada Maria Lua, que acaba sendo raptada por Canjarê.

Anos se passam e Ana Nazaré se torna Ana Raio, uma famosa peoa de rodeio que roda o país a procura de sua filha, até que encontra a caravana de Dolores Estrada, a qual conta com Zé Trovão como peão. Os dois se apaixonam e começam a viver uma emocionante história de amor, em meio a viagens pelo Brasil, rodeios e aventuras.

A novela mostrou um outro lado do Brasil, com cenas de estrada e rodeios, gravadas quase todas fora de estúdio, com feiras e cidades cenográficas, além de muita música sertaneja. A trilha sonora contou com Almir Sater, é claro, Chitãozinho e Xororó, Goiano e Paranaense, Célia e Celma, e outros nomes.

"A História de Ana Raio e Zé Trovão" teve uma boa audiência em sua primeira exibição, mas quando foi reprisada pelo SBT, em 2010, chegou ao segundo lugar no Ibope.

O personagem de Zé Trovão fazia parte de uma caravana de caminhoneiros e viajava por todo o Brasil, mas as semelhanças com o youtuber bolsonarista não vão muito além disso. Contudo, um apoiador do atual presidente fez parte do elenco da novela: Sérgio Reis, que viveu ele mesmo.