Topo

Luto no Arouche: Luis Gustavo, o 'Vavá', é 3º de 'Sai de Baixo' a morrer

Márcia Cabrita e Luis Gustavo nas gravações de 'Sai de Baixo' Imagem: Eliana Rodrigues/TV Globo

Lucas Pasin

Do UOL, no Rio

19/09/2021 16h05

Um chefe de família desastrado e um síndico cheio de regras: Vanderlei Mathias, mais conhecido como "Vavá", movimentou um fictício condomínio no Largo do Arouche, em São Paulo. O ator Luis Gustavo, que morreu hoje, aos 87 anos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino, muito depois de ser alçado ao estrelato como Beto Rockfeller, eternizou o personagem cômico nas sete temporadas de "Sai de Baixo", da TV Globo.

Esta não é a primeira vez que o "Arouche da TV" fica em luto. Márcia Cabrita, que viveu a personagem "Neide", de 1997 a 2000, morreu em 2017, também em decorrência de um câncer. A atriz lutava contra a doença no ovário desde 2010. Antes dela, o ator Luiz Carlos Tourinho, que também fez parte do elenco com o personagem "Ataíde", morreu em 2008.

Além de um dos personagens principais, Luis Gustavo, ao lado de Daniel Filho, foi criador de "Sai de Baixo". O programa teve sua primeira exibição na Globo em 1996, e durou até 2002. Em 2013, quatro novos episódios foram gravados para o Viva, em comemoração aos três anos do canal.

Colega de elenco no programa, Miguel Falabella usou as redes sociais para homenagear o amigo: "O galã da minha infância o eterno Beto Rockfeller, deixou-nos órfãos de sua alegria e seu extraordinário talento. Meu amado Tatá, eu confesso que não estava preparado para me despedir de você. Sequer sonhava com esse momento, pois além de meu ídolo, você foi uma das melhores pessoas com quem tive a oportunidade de cruzar neste plano", declarou, prestando solidariedade à esposa do ator e declarando seu amor eterno.

A paixão de Luis Gustavo por "Sai de Baixo" era tanta que, em 2018, com 84 anos, ele decidiu contrariar orientações médicas para atuar no filme que homenagearia o programa. O ator enfrentava problemas de saúde e fazia um tratamento contra diverticulite e problemas respiratórios.

Cris Botelho, mulher de Luis Gustavo, informou ao UOL, na época, que o ator faria menos cenas do que o planejado, mas que não gostaria de deixar o elenco: "O médico não tinha permitido, mas agora ele está fazendo porque é 'Sai de Baixo', programa que eles fizeram durante tantos anos juntos".

Luis Gustavo em gravação do filme de 'Sai de Baixo' Imagem: Reprodução/Instagram/cris_botelho_

Originalmente, "Sai de Baixo" era gravado no palco do Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. O elenco fixo, além de Luis Gustavo, incluiu Caco Antibes (Miguel Falabella), Magda (Marisa Orth), Cassandra (Aracy Balabanian) e contou com Edileuza (Claudia Jimenez) e Ribamar (Tom Cavalcante). Cláudia Rodrigues, Márcia Cabrita e Luiz Carlos Tourinho também participaram de algumas temporadas.

Em 2017, em entrevista ao "Video Show", Luis Gustavo relembrou sua trajetória e contou que ainda era reconhecido por seus principais personagens.

Os bastidores do 'Sai de Baixo' eram mais engraçados que o programa. Se alguém tivesse gravado... Nós esquecíamos a história", contou.

Os episódios do humorístico tiveram textos de Miguel Falabella, Rosana Hermann, Maria Carmem Barbosa, Cláudio Torres Gonzaga e Euclydes Marinho, entre outros roteiristas. Um dos grandes sucessos no horário nobre dos domingos na Globo perde hoje seu "síndico", decretando novamente luto no divertido Largo do Arouche da TV.

Erramos: Na versão anterior desta postagem, deixamos de informar a morte de Luiz Carlos Tourinho, que também brilhou no elenco de "Sai de Baixo", como Ataíde. Aos nossos leitores e aos familiares, nossas desculpas.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Erramos: Na versão anterior desta postagem, deixamos de informar a morte de Luiz Carlos Tourinho, que também brilhou no elenco de "Sai de Baixo". Aos nossos leitores e as familiares, nossas desculpas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Luto no Arouche: Luis Gustavo, o 'Vavá', é 3º de 'Sai de Baixo' a morrer - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!