Topo

Faustão faz MasterChef ser 'despejado' da Band; 'Jogo Aberto' terá mudança

Chegada de Faustão à Band mexe com grade de programação da emissora - Reprodução/Instagram
Chegada de Faustão à Band mexe com grade de programação da emissora Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriel Perline

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/09/2021 04h00

A chegada de Faustão tem provocado inúmeras mudanças estruturais na Band, e o programa que mais sofrerá é o MasterChef Brasil, que foi "despejado" da emissora e passará a ser gravado em um estúdio externo a partir de 2022.

A reportagem apurou que Catia Fonseca e Renata Fan também foram afetadas com a vinda do novo colega de elenco. Faustão terá exclusividade sobre o Estúdio 1, o maior da Band, que atualmente abriga os programas diários da grade.

A partir do ano que vem, o Melhor da Tarde e o Jogo Aberto serão transmitidos a partir do Estúdio 2, mais compacto, porém capaz de abrigar as duas atrações. Embora tenham que se condicionar a um espaço menor, os programas de Catia e de Renata não terão seus cenários reformulados.

Fausto Silva terá um programa diário e noturno, e os detalhes ainda são tratados como segredo. Internamente, tem sido chamado de Faustão na Band, mas a emissora ainda não bateu o martelo para o título, já que existem outras possibilidades em estudo. A estreia é dada como certa para janeiro.

Além de levar boa parte de sua equipe da Globo, Faustão contratou sua irmã, Leonor Corrêa, com quem não trabalhava havia 23 anos. Ela dirigiu o Domingão do Faustão entre 1992 e 1999, mas deixou o irmão para seguir seu próprio caminho. Foi diretora de programas na Record, apresentadora na Band e na RedeTV!, e autora de novelas no SBT. Desempregada desde julho de 2020, após a emissora de Silvio Santos extinguir o departamento de teledramartugia e cancelar a novela Patinho Feio (que ela escrevia), Leonor entrou no time de desenvolvimento e criação de quadros do novo programa na Band.

Quase todas as bailarinas da última formação do Domingão do Faustão acompanharam o apresentador em sua mudança para a Band. As moças, eventualmente, têm frequentado a emissora, localizada no bairro do Morumbi, na zona sul de São Paulo, para fazer alguns testes e ensaios no estúdio.

Quem também integrará o time de Fausto Silva é sua mulher, Luciana Cardoso, que foi demitida da Globo semanas antes de o apresentador anunciar sua saída definitiva da antiga emissora. Ela era roteirista e produtora do Domingão.

Ele comandou o último Domingão do Faustão em 6 de junho, passou por uma internação e em 17 de junho a emissora comunicou a rescisão do contrato do apresentador - que havia prometido ficar no ar até dezembro de 2021.