Topo

Tiago e Helena vencem repescagem e estão de volta ao 'MasterChef'

Tiago e Helena voltam ao "MasterChef" - Reprodução/Band
Tiago e Helena voltam ao "MasterChef" Imagem: Reprodução/Band

Colaboração para o UOL

06/10/2021 00h42Atualizada em 06/10/2021 01h53

Tiago, sexto eliminado, e Helena, que deixou o programa na última semana, foram os vencedores da repescagem da temporada do "MasterChef Brasil", a oitava avaliando cozinheiros amadores.

Eles venceram a prova, que envolvia fazer um ceviche, um tempurá e tacos, disputando a final com outras duas duplas: Pedro e Amanda e André e Cristina.

Os chefs deixaram claro que todos os pratos faltaram sal e tiveram erros básicos e que a decisão foi tomada pelo detalhe, por ambos apresentarem o melhor trio de pratos.

Volto feliz, tranquila, muito mais eu". - Helena

Tô de volta, com muito gás" - Tiago

Confira o que aconteceu no episódio da semana do "MasterChef Brasil"

a - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

O episódio trouxe de volta os 13 eliminados da temporada para uma segunda chance.

Para os 3 rounds que constituíram a repescagem inteira, os participantes receberam apenas um frango e deveriam usá-lo em todas as etapas da disputa.

Eles foram deixado livres para decidir que prato fazer com o frango, recebendo apenas a informação de que o tempo de prova diminuiria entre um round e outro.

Round 1

Na primeira etapa da repescagem, os participantes tinham 45 minutos para fazer o prato a seu gosto.

Todos os pratos foram elogiados, mas André e Cristina foram eleitos os melhores e subiram direto para o mezanino.

Gabriel, Antônio e Juliana N., que emocionou os jurados ao contar estar com sequela de covid e cozinhando sem olfato, definidos como os piores, foram eliminados diretamente.

Todos os tipos de pratos foram feitos. André e Cristina foram eleitos os melhores tanto pela originalidade quanto pelo sabor. André apostou no seu molho barbecue com um frango e sobrecoxa frito, enquanto Cristina decidiu fazer um caril de frango, uma releitura de um curry indiano com tempero baiano.

Entre os demais pratos, houve um creme de milho com coxa e sobrecoxa (Helena), um purê de abóbora com sobrecoxa dessossada (Amanda), uma asa recheada com tomate, bacon e cogumelos (Juliana A.) e uma massa fresca com sobrecoxa na manteiga.

Round 2

Para o segundo round, os participantes tiveram 30 minutos. André e Cristina, vencedores do Round 1, não participaram deste round.

Um dos destaques foi a ousadia de Helena, eliminada da última semana, ao fazer um ceviche de frango empanado, apontado pelos chefes por fugir a um ceviche convencional e estar "incrível", nas palavras de Fogaça. Renato também se destacou, mas pelo empratamento esquisito.

Juliana A. também foi destaque negativo, por deixar o frango de seu prato cru. Ana Karina fez um fricassê francês, onde a peça de frango é usada inteira, porém com também com o frango cru.

No final, Tiago e Helena foram eleitos os melhores e subiram para o mezanino, enquanto Ana Karina e Juliana A. foram eliminadas por quebrar a principal regra e entregar o frango cru.

Round 3

Pedro, Bernardo, Amanda e Renato foram, então, para o round final, a fim de decidir os dois últimos que disputariam a prova com Tiago, Helena, André e Cristina.

Pedro fez um saltimboca de peito de frango, Renato um empanado com pistache e com geléia de frutas vermelhas, Amanda um caldo de lentilha com batata e asa de frango e Bernardo também apostou num empanado, mas com molho de queijo.

Pedro e Amanda venceram o round e se juntaram na disputa para o retorno. Renato foi eliminado pela estranheza da geléia doce, assim como Bernardo.

Prova de retorno

A última prova foi feita em duplas, com os vencedores das etapas: Pedro e Amanda, André e Cristina e Helena e Tiago. Eles deveriram fazer um tempurá do Japão, ceviche do Peru e taco do México, em uma homenagem as comidas de ruas.

A prova trouxe de volta dois nomes conhecidos da história do "MasterChef": Hugo, vice-campeão da 5ª temporada e Vitor, campeão do "MasterChef: A Revanche".

O tempo de apenas 45 minutos para 3 pratos foi o principal vilão das três duplas, que se enrolaram demais e entregaram a prova aos 45 do segundo tempo. Cristina chegou a chorar e afirmar que "queria ter dado o seu melhor".

Amanda e Pedro foram criticados pelo tempo da massa do taco e o limão do ceviche. Contudo, tiveram o taco mais elogiado dentre todos.

Tiago e Helena foram alertados quanto a falta de sal no ceviche, mas elogiados pelo tempurá. Já o taco, foi considerado mais libanês que mexicano pela massa grossa, mas elogiado pelo recheio.

André e Cristina pecaram pela escolha do feijão para o taco, considerado cru e a falta de sal nos outros pratos.

Por apresentarem o melhor trio, Tiago e Helena foram os vencedores.