Topo

Bonner lê nota da Globo em apoio a cinegrafista agredido por bolsonarista

William Bonner lê comunicado da Globo após cinegrafista ser agredido - Reprodução/TV Globo
William Bonner lê comunicado da Globo após cinegrafista ser agredido Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

13/10/2021 21h08Atualizada em 13/10/2021 21h30

O "Jornal Nacional" noticiou na edição de hoje, com um dia de atraso, a violência sofrida por Leandro Matozo, cinegrafista da GloboNews. Ele foi agredido por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a tarde de ontem, na cidade de Aparecida. O âncora William Bonner leu hoje um comunicado do Grupo Globo em apoio ao profissional.

"A Globo repudia a agressão sofrida por Leandro Matoso, um profissional exemplar, e se solidariza. A emissora está tomando as medidas legais para apoiá-lo e neste caso segue sempre o protocolo para garantir a segurança de seus jornalistas. A Globo continuará fazendo o jornalismo de qualidade que a caracteriza com independência e correção", leu o jornalista.

De acordo com o SJSP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo), o agressor se chama Gustavo Milsoni. Ele é professor da Escola Estadual Cid Boucault, em Mogi das Cruzes (SP).

Os dois foram ouvidos pelos policiais, que registraram um BOPM, e os orientaram a prosseguir com o registro do fato na delegacia da área. A Polícia Civil, ao tomar conhecimento do caso, registrou um boletim de ocorrência e trabalha para esclarecer todas as circunstâncias dos fatos.
diz o comunicado da Polícia Civil

Leandro Matozo cinegrafista da Globonews - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Leandro Matozo cinegrafista da Globonews
Imagem: Reprodução/Twitter

Relatos da agressão

O SJSP relata que o agressor se aproximou e ofendeu a equipe com xingamentos. Ele teria dito: "se eu pudesse, matava vocês". Em seguida, deu uma cabeçada no rosto de Matozo. O cinegrafista teve sangramento no nariz.

O episódio foi comentado pelo repórter Victor Ferreira, que cobria as comemorações do dia da padroeira do Brasil acompanhado de Matozo. Eles se preparavam para uma entrada ao vivo.

Matozo também narrou o caso e lamentou a situação. O profissional também ressaltou que a liberdade de imprensa é "essencial para o progresso desse país". Segundo ele, medidas judiciais "estão em andamento".