Topo

Cirurgia, ameaça e pedido de prisão: Entenda briga entre Luisa Mell e ex

Do UOL, em São Paulo

13/10/2021 04h00Atualizada em 13/10/2021 14h50

A apresentadora e ativista Luisa Mell, de 43 anos, e seu ex-marido Gilberto Zaborowsky, de 59, viraram centro de uma disputa pública na última semana, quando a apresentadora pediu uma medida protetiva contra o empresário, alegando que estava sendo ameaçada por ele.

Os dois se separaram há cerca de quatro meses, pouco depois de um médico realizar uma intervenção estética no corpo de Luisa sem sua autorização. Mas, apesar da batalha judicial, que inclui dúvidas sobre a possível participação do ex na cirurgia, a última novidade do caso foi a demissão do advogado de Luisa, que havia pedido a prisão do empresário.

Segundo a própria apresentadora, ela não deseja que o ex-marido seja preso, já que ele é pai de seu filho, Enzo.

Luisa falou pela primeira vez sobre o assunto em julho

A primeira vez que Luisa mencionou a situação envolvendo o ex-marido foi em 19 de julho, quando confirmou que estava se separando de Zaborowsky e disse ter sido vítima de uma violência médica em dezembro de 2020.

Ela contou que seu dermatologista havia recomendado um laser para seu corpo, já que a apresentadora "não gostava de colocar nada para não ficar artificial". Mas o profissional aproveitou a presença de um anestesista para realizar uma lipoaspiração em suas axilas, sem autorização, afirmou ela em entrevista ao site "Na Telinha".

No mesmo dia, Luisa foi ao Instagram comunicar aos seguidores que estava hospedada em um hotel vegano na companhia do filho. Ela detalhou que estava pesando 47 quilos e que precisou do tempo isolada para relaxar e se recuperar de "tantos traumas" que havia vivido nos últimos tempos.

"Sei que tem gente que engorda quando está triste, mas tem gente que emagrece, que é meu caso... É muito ruim, difícil. Agora, eu estou decidida e empenhada em me amar e me recuperar". Luisa Mell

Luisa passou por nova cirurgia em setembro

Em 24 de setembro, a apresentadora precisou fazer uma nova cirurgia. Sem revelar muitos detalhes, a ativista disse que estava "lutando para conseguir reparar erros" e que esse era mais um passo dado.

Dias antes, Luisa afirmou em seu Instagram que sempre teve facilidade para perdoar as pessoas, mas que após ser vítima da cirurgia plástica não solicitada e "de terem destruído seu amor-próprio", começou a fazer alguns questionamentos. Ela ainda confidenciou que já estava há nove meses em uma corrida para encontrar profissionais que corrigissem a cirurgia feita pelo médico anterior.

Apresentadora pediu medida protetiva contra o ex-marido

A tensão entre Luisa Mell e Gilberto Zaborowsky escalou na última semana, quando a apresentadora pediu uma medida protetiva de urgência contra o ex-marido, com quem ficou casada 10 anos.

O UOL teve acesso ao documento que tramita em segredo de Justiça no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Luisa pede que Gilberto mantenha uma distância mínima de 500 metros e o proíbe de entrar em locais frequentados pela apresentadora.

Baseado na lei Maria da Penha, o documento que solicita a medida protetiva aponta a violência doméstica contra a mulher como motivo da ação. Não foi detalhado o crime específico investigado.

Segundo o pedido, o empresário também não pode entrar em contato com Luisa por meios físicos ou eletrônico. Ele também não está autorizado a movimentar bens que pertenciam ao casal antes da separação.

O processo não confirmou se o episódio da plástica tem relação com o pedido de medida protetiva.

Na ocasião, em 7 de outubro, o UOL entrou em contato com a assessoria de imprensa de Luisa Mell, mas não obteve retorno sobre o caso. Gilberto Zaborowsky também foi procurado pela reportagem e também não se posicionou em relação ao processo.

Luisa afirmou ter sofrido "pressão psicológica" de ex

Em 8 de outubro, o advogado de Luisa Mell, Angelo Carbone, decidiu se pronunciar sobre o pedido de medida protetiva contra Gilberto Zabowosky. Segundo ele, a cliente disse estar sofrendo "pressão psicológica" do ex-marido.

Ao UOL, Carbone afirmou que o empresário "não dá sossego" e ameaça verbalmente a apresentadora de 43 anos.

Ela denunciou o marido por pressão psicológica, ameaça verbal e coação. Ele não dá sossego para ela, está tentando se aproveitar de um momento delicado que a Luisa está vivendo. A Lei Maria da Penha não envolve apenas violência física. A tortura psicológica, a chantagem e a agressão moral também precisam ser punidas.
Angelo Carbone, advogado de Luisa Mell

O defensor afirma que Gilberto Zaborowsky usa assuntos relacionados ao filho e outros familiares para incomodar e ameaçar Luisa. Segundo ele, a medida protetiva urgente é importante evitar diálogos entre o empresário e a apresentadora.

Ela está abalada psicologicamente. Está em um momento delicado, com medo de tudo. Além da medida protetiva, queremos solicitar o uso de tornozeleira eletrônica ou prisão domiciliar para mantermos controle sobre os locais que ele frequenta. Ele pode responder criminalmente caso não siga a recomendação.

Novamente o UOL entrou em contato com Gilberto Zaborowsky, mas não obteve retorno sobre as declarações.

Processo deve apurar participação de ex em cirurgia

Na mesma entrevista, Angelo Carbone destacou que a violência médica sofrida por Luisa Mell não tem relação direta com a denúncia da medida protetiva, baseada na lei Maria da Penha.

São processos diferentes. Pretendemos processar o médico pela cirurgia não autorizada, foi ele quem realizou o procedimento sem a opinião de Luisa. Vou pedir R$ 5 milhões como indenização neste caso. Se o marido participou de todo o processo da decisão, ele também precisará responder por isso na Justiça.
Angelo Carbone, advogado de Luisa Mell

Porém, apesar do papel de Zaborowsky não ter sido comprovado, o advogado relata que a plástica é constantemente citado por Gilberto durante as ameaças. "Ele não gostaria de enfrentar uma ação judicial após o ocorrido e tenta coagir para que ela não entre na Justiça", destacou ele, declarando que a violência médica sofrida pela cliente foi "pior que um estupro".

Isso é pior que um estupro. A violaram enquanto estava anestesiada e deram sequência a práticas e procedimentos não autorizados, que acumularam prejuízos estéticos irreversíveis. Um verdadeiro crime.
Angelo Carbone, advogado de Luisa Mell

Luisa fala em relacionamento abusivo com empresário

No sábado (09), Luisa Mell fez um desabafo sobre violência contra as mulheres em suas redes sociais e acusou o ex-marido de querer destruir sua reputação - mas disse que não irá desistir de "lutar".

"Sempre que lemos notícias de mulheres abusadas, imaginamos isso com as outras, nunca dentro da nossa casa. Infelizmente, violência contra a mulher é uma cultura. Coloca-se o estuprador como vítima, pois 'a mulher provocou', coloca-se o agressor como inocente, pois 'a mulher mereceu apanhar'. E agressão também se faz com palavras, atitudes e manipulações e nem sempre quem está presa em um relacionamento abusivo percebe isso", escreveu.

No texto, Luisa Mell afirma ser uma "dessas mulheres" e que chegou a questionar sua própria sanidade enquanto estava em um relacionamento com o ex-marido.

Muitas vezes, pensava em sair de casa, mas ia ficando. Questionava se não era eu a louca, como ele sempre afirmava quando eu tentava resistir aos abusos, se tudo aquilo realmente acontecia sem conseguir enxergar o relacionamento abusivo que sofria estando dentro dele. Me perguntava se não deveria aguentar tudo aquilo pelo meu filho. E em nome das minhas inseguranças e por acreditar que ele me amava, segui por anos sofrendo todos os tipos de abusos psicológicos e emocionais dentro de casa.

Ela então cita que, após a separação, está recebendo ameaças do ex-marido e o acusa de querer destruir sua reputação. "Mas criar a coragem de sair, de denunciar, não é quase nunca o fim. Fica o medo depois da vingança, da retaliação. Ficam as ameaças! E comigo, não está sendo diferente", afirma.

Demissão de advogado

O último desdobramento do caso aconteceu ontem: a destituição do advogado de Luisa, que fazia sua defesa no processo contra o ex-marido.

Ao comentar a demissão do profissional, a apresentadora disse que não tinha nenhum interesse em pedir a prisão do empresário e que o advogado tomou a decisão sem consultá-la.

"Ele é pai do meu filho", afinal.

Procurado pelo colunista Ricardo Feltrin, o advogado Angelo Carbone disse aceitar com tranquilidade a decisão de sua (ex) cliente. "Eu ainda não fui comunicado, mas não vejo nenhum problema. Isso é direito dela", afirmou. Recentemente, o advogado chegou a dizer que a situação vivida pela ativista seria 'pior que estupro'.

Ela vai escolher agora outro defensor para cuidar do processo, que é bastante complicado e envolve acusações mútuas, como relatou o colunista.