Topo

Daniel Craig deixa James Bond de lado para ver minas terrestres no Chipre

Divulgação/Reuters
Imagem: Divulgação/Reuters

Michele Kambas

13/10/2015 11h24

O personagem James Bond pode explodir edifícios e matar como profissão, mas o ator Daniel Craig esteve no Chipre nesta terça-feira (13) para ver pessoalmente os perigos de explosivos não detonados espalhados pela ilha, marcada por divisões étnicas.

Craig, cujo novo filme de James Bond, "Spectre", estreia no dia 5 de novembro, passou dois dias no Chipre como parte de sua posição na ONU (Organização das Nações Unidas) como defensor global contra o uso de minas terrestres e explosivos.

Uma linha de cessar-fogo de 180 quilômetros que corta o país está repleta de minas terrestres, embora a ONU tenha removido milhares de objetos.

"Tenho muita esperança de que serei o primeiro e último defensor global a ver minas terrestres nesta linda ilha", disse Craig, de acordo com comunicado da missão da ONU no Chipre.

Craig visitou na segunda-feira um campo fechado de minas terrestres ativas na linha de cessar-fogo que divide o Chipre, identificado recentemente por pacifistas.

"Presenciar o impacto potencial que as minas podem trazer a pessoas e comunidades, anos após o fim do conflito, mostra a importância humanitária dos esforços da ONU de retirada de minas em Chipre", disse Craig.

Durante a década passada, a ONU removeu mais de 27 mil minas terrestres do país.