Topo

Em resposta a Trump, Harry e Meghan dizem não precisar dos EUA para segurança

Príncipe Harry e sua esposa Meghan em Londres -
Príncipe Harry e sua esposa Meghan em Londres

Em Washington

30/03/2020 11h08

O príncipe britânico Harry e sua esposa, Meghan, não têm planos de pedir ajuda ao governo dos Estados Unidos com custos de segurança, disse o casal em comunicado, ontem, em resposta a um tuíte do presidente Donald Trump de que os EUA não pagariam por sua proteção.

Em janeiro, o casal anunciou que se afastaria de seus deveres reais e, de acordo com relatos da mídia, recentemente se mudou para Los Angeles. No domingo, Trump afirmou no Twitter: "Agora eles deixaram o Canadá para os EUA. No entanto, os EUA não pagarão por sua segurança. Eles devem pagar!"

Uma porta-voz do casal disse mais tarde em comunicado: "O duque e a duquesa de Sussex não têm planos de pedir recursos de segurança ao governo dos EUA. Acordos de segurança privados foram feitos".

A duquesa, Meghan Markle, que se casou com o príncipe Harry, neto da rainha Elizabeth, em 2018, criticou Trump durante a campanha eleitoral em 2016 por ser misógino e divisivo.

No ano passado, Trump, ao ser informado das críticas de Meghan, disse: "Eu não sabia disso. O que posso dizer? Eu não sabia que ela era desagradável". Mas ele também desejou bem a ela em sua nova vida como rainha real britânica.

O casal surpreendeu a família real no início de janeiro com anúncio de que eles abandonariam suas funções como membros da realeza sênior, a fim de obter liberdade do intenso escrutínio da mídia que os acompanha há vários anos.

Eles moraram por vários meses com o filho, Archie, na ilha de Vancouver, no Canadá.