Topo

Príncipe Philip, de 99 anos, passa segunda noite no hospital

Príncipe Philip, em foto de 2020 - HANNAH MCKAY
Príncipe Philip, em foto de 2020 Imagem: HANNAH MCKAY

Guy Faulconbridge

De Londres

18/02/2021 10h24

O príncipe Philip, marido de 99 anos da rainha britânica Elizabeth, passou uma segunda noite em um hospital de Londres depois de se sentir mal no Castelo de Windsor e ser internado, o que o Palácio de Buckingham disse ter sido uma medida de precaução.

Philip, que faz 100 anos em junho, sentiu-se mal e consultou um médico antes de ser levado ao Hospital Rei Eduardo 7º. Ele entrou andando sem ajuda no hospital particular e não tem Covid-19.

"A internação do duque é uma medida de precaução, a conselho do médico de Sua Alteza Real, por ter se sentido mal", comunicou o Palácio de Buckingham, acrescentando que ele deve permanecer no hospital "durante alguns dias para observação e repouso".

Uma fonte da realeza enfatizou que a internação não foi uma emergência e disse que a rainha, de 94 anos, ficou em Windsor, onde o casal reside durante pandemia. Ambos receberam a primeira dose de uma vacina contra Covid-19 em janeiro.

Philip, o duque de Edimburgo, é conhecido por seus comentários às vezes bruscos, mas também por ter ajudado Elizabeth e a monarquia britânica a atravessarem os tumultos políticos e sociais do século 20.

Visto raramente em público hoje em dia, ele abriu mão dos compromissos oficiais em agosto de 2017 depois de realizar mais de 22 mil eventos sozinho e milhares mais ao lado da rainha.