Topo

UOL Vê TV #20: Coronavírus mostra jornalismo com papel fundamental na TV

Mais UOL Vê TV
1 | 25
Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

25/03/2020 04h00

O mundo parou devido à pandemia do novo coronavírus. As pessoas estão confinadas em suas casas e as emissoras de TV precisaram rever suas programações. Em meio a todo este caos, é o jornalismo que tem o seu papel fundamental em destaque para o público que busca informações a todo momento.

No podcast UOL Vê TV #20, o quarteto formado por Chico Barney, Débora Miranda, Flávio Ricco e Maurício Stycer volta para falar das mudanças ocasionadas na TV e a importância do jornalismo, que ganha bastante espaço na programação das emissoras abertas e fechadas.

"Vai ao encontro de muita coisa que eu pensava lá atrás, que eu já escrevi várias vezes, que o jornalismo tem que ter uma presença fundamental na programação das emissoras de televisão. E é o que está acontecendo agora, até comercialmente ele passa a ser indispensável, porque as emissoras agora só podem sobreviver comercialmente através dos programas de jornalismo, porque o entretenimento parou, as novelas estão sendo reprisadas, então o produto mais forte da televisão neste momento passa a ser o jornalismo", afirma Flávio Ricco (disponível no vídeo acima a partir de 1:59).

"As televisões abertas principais, pelo menos, estão totalmente voltadas para esta cobertura, assim como os canais fechados: Band News, um pouquinho menos, e Globo News e CNN Brasil totalmente. Claro que a CNN Brasil ainda está tomando, está escorregando um pouquinho, porque treino é treino, jogo é jogo", completa Ricco.

Entre as adaptações que ocorreram na televisão brasileira estão as substituições de programas como o Encontro com Fátima Bernardes, Mais Você e Se Joga, da TV Globo, por formatos informativos que tratam mais diretamente do covid-19.

E mesmo nos programas jornalísticos também ocorrem mudanças para que os mais velhos não fiquem expostos ao vírus, como explica Maurício Stycer.

"Não sei se vocês repararam, a Globo afastou, não só a Globo, várias emissoras afastaram os jornalistas com mais de 60 anos. E no 'SPTV' segunda edição, o nosso ouvinte que não é de São Paulo, eu vou explicar um pouco melhor, o Carlos Tramontina é apresentador do 'SP2' e foi afastado e quem está agora apresentando o 'SP2' é a Cristiane Pelajo", conta Stycer (disponível no vídeo acima a partir de 9:47).

"Mas o Tramontina está em casa e, já na segunda-feira ele estreou trabalhando em casa entrevistando outras pessoas que estão em quarentena. Então ele estreou fazendo uma entrevista com o João Carlos Martins, o maestro. Uma sacada realmente", completa o jornalista.

O episódio também aborda os formatos alternativos de gravações que estão sendo usados por algumas emissoras, tem sugestões de coisas que não foram ainda testadas na TV, além de debater a escolha das reprises de novelas e o BBB 20, que segue intacto como uma das poucas programações de entretenimento.

Tem ainda a escolha dos melhores e piores da televisão brasileira na semana, discordâncias sobre a ausência do futebol na TV e o efeméride apresentado por Chico Barney.

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.

UOL Vê TV
1 | 16