Topo

Fazenda perde Ibope sem Mara, mas Record cresce com ela em outros programas

Mara Maravilha é cercada por crianças em Itororó, interior da Bahia, em cena que será exibida no "Domingo Show"  - Divulgação/TV Record
Mara Maravilha é cercada por crianças em Itororó, interior da Bahia, em cena que será exibida no "Domingo Show" Imagem: Divulgação/TV Record

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

04/12/2015 13h00

A eliminação de Mara Maravilha da “Fazenda”, no último dia 26, provocou um fenômeno curioso nos números de audiência. Sem a cantora, o Ibope do reality show nunca mais foi o mesmo. Por outro lado, as suas participações em outros programas da emissora estão levantando os números da Record.

No dia da eliminação, “A Fazenda” registrou 10,8 pontos em São Paulo (cada ponto equivale a 67 mil residências). Foi a última vez que o reality alcançou números acima dos 10 pontos. Nos sete episódios seguintes, os melhores índices foram 9,2 e 9,1 nos dias 27 de novembro e 1º de dezembro, respectivamente.
 
Alguém poderá dizer que esta queda é reflexo do fim de “Os Dez Mandamentos”. De fato, a audiência noturna da Record, como um todo, registrou queda após o último capítulo da novela bíblica. “A Fazenda”, porém, manteve-se com Ibope acima dos 10 pontos nos três dias seguintes ao fim da novela – justamente os últimos dias de Mara no reality.
 
Por outro lado, a Record percebeu que a presença da cantora levanta a audiência dos programas em que ela participa. Isso ocorreu no “Hoje em Dia”, no dia seguinte à eliminação (27), e no “Domingo Show” (29).
 
Não por outro motivo, a cantora vai, mais uma vez, ser a estrela da programação da emissora neste final de semana. Mara vai participar do “Legendários” no sábado (05) e voltará ao “Domingo Show” (06) para uma daquelas matérias que Geraldo Luis adora – ela viaja até a sua cidade natal, no interior da Bahia, para reencontrar o pai e tentar se reconciliar com ele, com quem não fala há 16 anos.