A Fazenda 9

Chico Barney

Reality gospel de Valdemiro Santiago tem algumas lições para "A Fazenda"

Reprodução/R7
Imagem: Reprodução/R7
Reprodução
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

Especial para o UOL

16/10/2017 14h26

Talvez o termo “reality show” seja exagerado para definir “Extreme With God”, produzido pela televisão da Igreja Mundial do Poder de Deus. Trata-se de uma gincana de aventura exibida semanalmente como um quadro no “Gerando Salvação”, programa de auditório apresentado por Raquel Santiago, filha do famigerado Pastor Valdemiro.

Com mais ou menos 15 minutos de exibição, EWG tem pouco tempo para desenvolver os personagens e suas relações, preferindo usar os acontecimentos de cada episódio como forma de divulgar os ensinamentos cristãos. É um jeito criativo e surpreendentemente divertido de pregar.

O discurso de abertura da apresentadora é bastante ilustrativo: “O pessoal chegou lá para a disputa e estão vivendo como uma família. Eles estão super se ajudando. Ou seja, aqui a gente consegue fazer um reality show sem apelação e sem que um tenha que derrubar o outro pra vencer. Mas muito pelo contrário, fazendo como ensina na bíblia: eles estão honrando para ser honrados.”

Reprodução
Imagem: Reprodução
A clareza da carta de intenções é estratégica. Esse tipo de atração não costuma ser bem recebido pela comunidade evangélica, que tende a considerar vulgar tanta exposição de intimidades.

A Igreja Mundial do Poder de Deus é do Valdemiro Santiago, desafeto da Igreja Universal, da qual foi expulso em 1998. Depois rompimento ele montou sua própria instituição, que hoje conta com emissora de TV, aplicativos e 4.500 igrejas espalhadas pelo mundo, segundo o site oficial.

Não chega a ser um absurdo supor que o “reality gospel” possa ser uma resposta ao retorno de "A Fazenda" na grade da Record.

Comparar a estrutura técnica, física e financeira de "Extreme With God" e "A Fazenda" é inviável. Existe um abismo entre as pretensões e possibilidades de cada produção. Mas notei algumas boas práticas no “reality gospel” que poderiam ser muito bem replicadas pela atração rural da Record.

Provas fáceis de entender e divertidas

Caçar galinhas para matá-las e comê-las depois parece realmente extremo. “Nunca trabalhei tanto na minha vida. E olha que eu já trabalhei em um mercado quando era adolescente”, disse Daniel, vocalista da banda da Igreja Mundial.

O desafio seguinte colocou homens e mulheres em situação de igualdade, o que demonstra uma inusitada tendência progressista da Igreja: correr por um descampado e depois subir uma ladeira de grama.

Narração didática sem ser redundante

Quando uma participante fica para trás na corrida de aventura, a locução trata de incentivá-la retroativamente: “corre, Guerda… Que ainda dá tempo!”, enquanto uma versão instrumental de “Chariots of Fire” é executada.

Chamou atenção também a engenhosidade com que o texto mistura pregação evangélica com entretenimento. Frases como “pelo visto o trabalho em equipe e a comunhão prevalece entre eles”, enquanto todos separavam a comida e “os princípios do Senhor estão entre a equipe. O macarrão deu certo e foi dividido” causaram certo fascínio.

Edição selvagem

O prêmio da prova consistia em sacos cheios daqueles frangos que os participantes haviam matado anteriormente. Somos apresentados a cenas comoventes dos vencedores mexendo nos bichos crus, com as mãos encharcadas de sangue e na nobre companhia de algumas moscas.

Antes da refeição, a turma toda reza para agradecer pela oportunidade que Deus concedeu. Enquanto saboreia uma coxa de frango embaixo de chuva, um dos participantes celebra: “Glória a Deus, hein”.

Não ficou muito claro qual a vantagem de ganhar as provas do programa, já que todos acabam dividindo os prêmios irmanamente. Talvez seja esse o ponto, vai saber.

Duração discreta

Como é um humilde quadro em um programa de auditório, Extreme With God dura tempo suficiente para não ser enfadonho.

E quando o episódio se aproxima do fim, mais uma peculiaridade. Costuma ser contra as regras de atrações como BBB e A Fazenda ficar mandando um salve para os familiares e a torcida. Em Extreme With God, em vez de votações para eliminar algum colega, vemos longos minutos com todos os participantes mandando verdadeiros depoimentos do Orkut para seus entes queridos.

“Tensão total, porém muita alegria também. A presença de Deus tá super abundando naquele lugar”, encerra Raquel Santiago. Alguns peões de A Fazenda bem que poderiam participar da próxima temporada do reality gospel.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Topo