A Fazenda 9

Chico Barney

Atenção, Record: cadê o Rafael Ilha que nos prometeram?

Reprodução/Record
Roberto Justus abraça Rafael Ilha em "A Fazenda 9" Imagem: Reprodução/Record
Reprodução
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

Especial para o UOL

26/10/2017 14h05

Já faz alguns anos que venho sendo perseguido por fãs de participantes de reality shows, tanto aqui no UOL quanto nas redes sociais e até mesmo no meu condomínio. A estranha relação de desamor e ódio entre os leitores e minha obra acabou me levando à terapia, onde tenho passado boa parte do tempo refletindo sobre a sucessão de alegres equívocos que nos trouxeram até aqui.

Tentei alguns métodos de biofeedback, até perceber que já não tenho saúde suficiente para tanto feedback assim. A coisa evoluiu para o EMDR -- sigla em inglês para Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares.
 
Durante o tratamento, constatamos que possuo uma curiosa obsessão por Rafael Ilha. Tenho alguns pôsteres do Grupo Polegar pendurados até hoje no meu quarto. Guardo com carinho uma cópia em VHS do clássico “Uma Escola Atrapalhada”. Já reli algumas vezes o livro “As Pedras do meu Caminho”, epopeia biográfica narrada pela inconfundível Sônia Abrão.
 
Na condição de fã diagnosticado e medicado, preciso confessar que ver Rafael Ilha em um reality show sempre foi um sonho. A personalidade explosiva do controverso cidadão me parece a mais perfeita tradução do que esperamos nesse tipo de programa.
 
Fiquei muito emocionado quando vi que Rafael Ilha estava entre os participantes da segunda temporada do "Power Couple Brasil", divertida atração da Record que mistura gincana com terapia de casal. E não me decepcionei: o ex-astro da música pop brasileira se comportou exatamente como esperávamos.
 
Cheguei a manifestar meu desejo para que a participação de Ilha fosse apenas um aperitivo para uma vindoura edição de "A Fazenda", conforme posso provar no arquivo a seguir:
 

10 - Espero que seja um aquecimento para Rafael Ilha em "A Fazenda"

Thiago Duran/Ag News
Imagem: Thiago Duran/Ag News
Coluna Chico Barney circa abril de 2017
 
Qual não foi minha surpresa ao perceber que a emissora estava realmente disposta a confinar o nosso querido Rafael Ilha, mas dessa vez por excelentes motivos?
 
O entretenimento brasileiro prometia entrar em uma nova era de ouro com tão nobre presença no elenco de "A Fazenda - Nova Chance". Mas quis o destino que as coisas não viessem a fluir exatamente como se esperava.
 
Em uma manobra um tanto sem nexo da produção do programa, Rafael Ilha foi anunciado como um participante reserva. Participou até do programa de estreia, ao vivo e a cores para todo o Brasil, mas ficou combinado que só entraria caso algum concorrente fosse expulso ou pedisse para sair.
 
A medida, como era de se esperar, causou revolta nos entusiastas do trabalho do ex-cantor -- e estou falando basicamente de mim mesmo. Até hoje tenho dificuldade para entender qual era o plano dos caras para pensarem numa ideia dessas.
 
No final de setembro escrevi que apenas Rafael Ilha poderia levar ordem e progresso em "A Fazenda". Foi uma tentativa de usar o poder da internet para influenciar as decisões internas de uma empresa privada. O fanatismo me levou a fazer lobby em prol de um ex-Polegar.
 
Ontem de madrugada, enquanto dedilhava no violão de 7 cordas os trechos iniciais de “Dá pra mim”, uma dúvida ética e moral veio à cabeça: será que estou me tornando um RafaMinion?
 
Posso estar cego de paixão, mas acredito piamente que a entrada de Rafael Ilha ainda hoje na competição seria capaz de arruinar completamente o ecossistema da Fazenda. Convenhamos: esse é exatamente o tipo de entretenimento que estamos procurando.
 
Isso posto, fica novamente o apelo isento e racional: cadê o Rafael Ilha que nos prometeram, Record? O agente do caos criado ciberneticamente nos porões da Promoart em 1989 pode ajudar a nos divertir ainda mais nessa temporada.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Topo