Topo

Análise: Marcos infelizmente deve ganhar “A Fazenda” com facilidade

Reprodução
Imagem: Reprodução

Especial para o UOL

07/12/2017 05h01

Eis que chegaram à reta final do estafante reality show: Matheus, Marcos e Flávia. Digo estafante pensando neles, mas também pensando em todos nós, pobres telespectadores. Vou confessar pra vocês que todo programa com a obscurantista presença de Marquinhos do Hospitalar deveria durar metade do tempo regulamentar. Foi assim com o "BBB" desse ano, foi assim com "A Fazenda". É muito desgaste emocional.

Apresento a seguir uma breve análise sobre quais as chances reais de cada finalista. Quem vai levar o caneco?

As chances de Matheus

Nulas. Matheus conseguiu se livrar do crivo popular, mas dificilmente teria qualquer chance. Imagino que nem contra o Dinei e o Conrado ele sobreviveria. É um rapaz simpático e agradável que, no entanto, perde tempo com bobagens. Além disso, manteve-se fora de qualquer narrativa central da edição. Por mais que a temporada tenha se equilibrado apenas por um fiapo de história, o fato é que os verdadeiros protagonistas estão a seguir.

As chances de Flávia

Moderadas. Flávia deu azar: caiu na malha fina sentimental de Marquinhos do Hospitalar. Mesmo sem apresentar nada de muito interessante, ganhou projeção ao ser a única a quase sempre responder de maneira bem direta às ofensas do nobre doutor. Mas o azar e a sorte são separados por linhas tênues. Creio que o bullying que sofreu repetidamente serviu como trampolim para que Flávia chegasse até esse momento do jogo com possibilidades reais de vitória. No entanto, é duvidosa a força que tem contra o verdadeiro protagonista da edição, cuja identidade revelo a seguir.

As chances de Marcos

Altíssimas. Sei lá por quais razões, quis o destino que uma infinidade de fãs vivessem uma relação digna de estudos com Marcos. O cara é uma draga de energia, só fala de coisa ruim e tenta manipular a realidade com discursos vazios sobre honra e orgulho. Qualquer pessoa com o mínimo de discernimento ouve Marquinhos do Hospitalar esbravejar e entende rapidamente que trata-se de um caso perdido. Nada faz sentido, é apenas ódio, agressividade e uma empáfia absolutamente asquerosa.

Não sei se são muitos fãs -- há quem diga até que a popularidade de Marcos é artificial, construída por poucos e dedicados entusiastas. Mas tem quem goste, é um fato indiscutível. E suas vozes são ouvidas a milhas de distância, infelizmente. Então o mais provável é que ele consiga levar o caneco pra casa.

Marcos pretende provar ao mundo que a Globo foi injusta ao retirá-lo do "BBB", como se o Brasil inteiro não tivesse visto o que estava acontecendo naquela reta final horrorosa do programa. Independente do resultado de "A Fazenda", não haverá aquele sentimento de conclusão e vingança que tanto anseia. No máximo, a indicação de que realmente vivemos em uma sociedade doente e não há médico nenhum capaz de nos remediar.

Voltamos amanhã com novas informações.