Topo

"Robozinho" Justus, elenco comédia e menções ao BBB marcam volta da Fazenda

Roberto Justus ao lado de Monique Camargo na primeira Prova do Fazendeiro da "A Fazenda 9" - Reprodução/Record
Roberto Justus ao lado de Monique Camargo na primeira Prova do Fazendeiro da "A Fazenda 9" Imagem: Reprodução/Record

Maurício Stycer

Colunista do UOL

13/09/2017 00h22Atualizada em 13/09/2017 17h00

Depois de um ano fora da grade, a Record voltou a exibir “A Fazenda” nesta terça-feira (12). A maior novidade, como anunciado, foi o elenco formado exclusivamente por ex-participantes de reality show – gente que já esteve na própria “Fazenda”, além de “Power Couple”, “A Casa”, "Aprendiz Celebridades", "MasterChef" e “BBB”.

A presença de candidatos que já passaram pelo reality da Globo foi o que mais chamou a atenção – Roberto Justus não se cansou de repetir o nome do programa e, em especial, de Marcos Harter, o cirurgião plástico expulso da última edição sob suspeita de agressão a uma mulher. 
 
Um problema sério com áudio marcou a estreia. Justus ficou alguns minutos sem comunicação com os peões já confinados. Em seguida, houve dificuldades com os microfones de vários participantes.
 
No conjunto, os 16 participantes formam um elenco com tudo para fazer o público rir, seja por talento próprio para a comédia, seja pela capacidade, já conhecida, de produzir humor involuntário.
 
O time feminino parece ter mais potencial. É uma verdadeira seleção com destaque para Nicole Bahls, Rita Cadilac, Ana Paula Minerato, Aritana Maroni, Adriana Bombom e Monique Amim – esta última, pivô de um outro caso de expulsão no “BBB12”. 
 
Do lado dos homens, brilham Marcos, Dinei, Nahim, Marcelo Ié-Ié, Fabio Arruda e Yuri Fernandes, entre outros. Aparentemente, um time com menos carisma.
 
No comando deste mix de veteranos em busca de uma “nova chance”, mote do programa, está outro veterano, Roberto Justus, hoje o principal apresentador de realities da Record. O público será obrigado a dar uma nova chance a ele.
 
A verdade é que o tempo não passou para Justus desde a última “Fazenda” em 2015. Continua sem jogo cintura, com pouca expressão corporal e nenhuma graça. Um “robozinho”, pouco à vontade numa situação ao vivo.
 
Ibope da estreia
 
A “Fazenda” registrou em São Paulo média de 10,4 pontos, segundo dados prévios do Ibope. O resultado deixou a Record em segundo lugar, atrás da Globo (26) e à frente do SBT (9) e da Band (4). Estes números podem sofrer alteração na manhã de quarta-feira (13), quando o Ibope divulgar os dados consolidados.
 
A emissora está festejando estes números. Representam um crescimento de 137% em relação á última terça-feira, quando exibiu a final do reality "A Casa". Mas é uma queda grande em comparação com a estreia da edição da “Fazenda” em 2015. Exibida numa quarta-feira, 23 de setembro, marcou 13,4 pontos. Foi a pior estreia do reality em todas as edições.
 
No Rio, a estreia da "Fazenda" marcou 7 pontos, mesmo resultado alcançado pelo SBT no horário. A Globo liderou com 29 pontos.