Topo

Em dia de votação, peões ensinam regra do programa a Justus

Peões participam da votação da primeira roça de "A Fazenda 9" - Reprodução/Record
Peões participam da votação da primeira roça de "A Fazenda 9" Imagem: Reprodução/Record

Maurício Stycer

Colunista do UOL

20/09/2017 05h01

No primeiro dia da “Fazenda”, os 16 participantes se dividiram em dois grupos, Ferro e Fogo, cada um com oito membros. Roberto Justus informou, na ocasião, que o grupo que chegar ao fim de uma primeira etapa do reality com mais integrantes terá uma vantagem. Só não disse qual.

Foi a senha para muitos entenderem que deveriam agir em grupo nas votações semanais que formam a roça e terminam com uma eliminação. Nesta primeira semana, um dos grupos decidiu que os seus integrantes votariam em Ana Paula Minerato – e foi o que fizeram na noite desta terça-feira (19). A peoa acabou recebendo 10 votos.
 
Tudo corria como programado ao longo da votação até que Justus começou a questionar os peões. Por que estavam votando todos em Minerato? Não são obrigados, disse o apresentador. Foi, então, que Nahim lembrou Justus: “A culpa é sua”. E foi, então,lembrado que haverá uma vantagem ao grupo que avançar com maior número de integrantes.
 
Na verdade, quem cria as regras é o diretor do programa, Rodrigo Carelli, que pelo visto se arrependeu e instruiu Justus a questionar por que os peões estavam votando em grupo. 
 
A situação, talvez, tenha tirado um pouco da concentração do apresentador que, ao final da votação se esqueceu de pedir a Mateus que abrisse o último envelope da noite. Foi lembrado pelos peões. Ainda esboçou uma reação: “É em outro momento”. Mas não havia outro momento – a votação havia chegado ao fim.
 
Novos problemas técnicos voltaram a afligir “A Fazenda”. Ao vivo, no momento da prova do fazendeiro, Justus anunciou um vídeo de demonstração, mas nada aconteceu e ele próprio teve que explicar como seria a disputa. 
 
Não faltou também um acidente com a língua. Em meio à tensão da votação, Flavia Viana esqueceu que o feminino de peão é peoa e criou a palavra “peã”. O mais curioso é que ninguém se espantou com a invenção.