A Fazenda 9

Mauricio Stycer

Edição confusa da "Fazenda" atiça disputa entre fãs de Marcos e Minerato

Reprodução/R7
Ana Paula e Marcos brigam na área externa da sede Imagem: Reprodução/R7
Maurício Stycer

Maurício Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Colunista do UOL

09/10/2017 13h33

A escalação de Marcos Harter para “A Fazenda – Nova Chance” obedeceu a uma intenção óbvia: causar confusão e polêmica. Sem fazer muito esforço, a Record vislumbrou que o cirurgião tinha tudo para repetir a performance que levou à sua expulsão do “BBB17” em abril deste ano.

Neste final de semana, depois de quase um mês em banho-maria, o Dr. Hollywood de Sorriso correspondeu à expectativa. Uma cena aparentemente quente, sob o edredon, com Ana Paula Minerato produziu o que se espera de um reality show de confinamento: fofoca, intriga, discussão e briga.
 
O tom da polêmica foi definido logo na manhã de domingo (9), quando o site oficial do programa divulgou um vídeo com trechos de uma conversa entre Marcos e Ana Paula abaixo do seguinte título: “Marcos e Minerato brigam após peão espalhar que tiveram relações sexuais”. No site do UOL, o título informava algo parecido: “Marcos afirma que transou com Minerato e dupla tem briga feia”. 
 
A notícia colocou fogo nas redes sociais – um dos principais termômetros de programas deste tipo. A discussão, entre fãs dos dois protagonistas, se deu em torno do fato de Marcos ter revelado para os outros peões o que aconteceu sob o edredon. Seria um atestado explícito de deselegância e machismo do médico. 
 
À noite, ao exibir um resumo dos acontecimentos, o programa da Record não mostrou uma única cena em que comprova esta acusação – a de que Marcos “espalhou” ter tido relações sexuais com Ana Paula. 
 
O que o público viu foi uma edição confusa, que expõe uma briga entre os dois sem que se entenda, realmente, o motivo. A exposição do assunto começa com uma pergunta de Ana Paula a Marcos, difícil de entender: “Quando você teve o seu problema, quem foi que interviu?”. 
 
Ela parece estar se referindo aos problemas ocorridos no “BBB17”. Mas não fica claro. Por que ela fez esta pergunta? A edição não mostra o contexto. Na sequência, irritado, Marcos questiona Ana Paula sobre o que eles fizeram sob o edredon. Por que eles foram de um assunto ao outro? Também não fica claro na edição.
 
“A gente fez alguma coisa?”, pergunta Ana Paula. “A gente transou”, responde Marcos. “A gente transou? Não acredito que você tá falando isso”, replica ela. “Não transamos? Sexo oral é o quê?”, questiona o médico. 
 
Marcos evoca um assunto que causou divergência entre os dois: “Você falou que eu acho que pra ganhar reality tem que transar”. Ana Paula responde: “Foi uma coisa que você falou por aí um dia desses”, ela diz. Ele nega e afirma: “Eu só me admiro você transar com uma pessoa que você acha que…” Mas é interrompido por ela, que diz: “Não teve nada. Você pode me respeitar? Respeitar a minha família. A gente não teve nada”. Ao fundo, a edição exibe imagens dos dois sob o edredon.
 
A discussão entre os dois, longe dos olhos de outros peões, prossegue: “Você quer esconder uma coisa de 10 pessoas quando o mundo inteiro tá assistindo”, diz Marcos. “Não quero esconder nada. Mas você gosta de expor os outros”, responde Ana Paula.
 
Só no fim da conversa, outros peões (Nahim, Matheus e Monick) se aproximam e escutam parte da discussão. “Você gosta de expor, sim”, diz Ana Paula. “A decisão de expor foi sua”, responde Marcos. “Para! Chega!”, pede ela.
 
E posteriormente, quando todos os peões já sabem da discussão, o programa ainda exibiu um diálogo entre Marcos e Aritana sobre o assunto. Ele conta para ela o que falou a Ana Paula e acrescenta: “Se acha que transar em reality é falta de respeito, então não transa”. E ela observa: “Gente, transar em nenhum momento foi falta de respeito”.
 
Foi desta forma que a edição apresentou ao espectador a situação. O que aconteceu? Quem tem razão? Não dá para entender direito. 
 
É fato que Marcos, ao questionar Ana Paula, “entregou” aos espectadores o que ocorreu sob o edredon. As imagens, em si, da movimentação na cama não permitiam nenhuma conclusão. Mas o médico parece ter feito isso em resposta a algo que Ana Paula disse ou fez. 
 
A edição ajudaria o espectador se deixasse mais claro o que deu início à discussão. E, em nenhum momento, ele “espalhou” aos outros peões, como disse a Record.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Maurício Stycer
Topo