Topo

"Daqui a pouquinho" é o mantra de Justus para inventar suspense na Fazenda

Roberto Justus fala com os peões antes da sétima roça  - Reprodução/R7
Roberto Justus fala com os peões antes da sétima roça Imagem: Reprodução/R7

Maurício Stycer

Colunista do UOL

31/10/2017 05h01

O episódio de segunda-feira da “Fazenda” oferece o grande atrativo de exibir, ao vivo, a formação semanal da roça. É sempre a oportunidade de presenciar princípios de briga, uma ou outra confusão e até alguma surpresa – elementos que, infelizmente, andam escassos nos demais dias do programa.

Só há um problema: a formação da roça preenche apenas o terço final de um programa que ocupa 105 minutos da grade da Record – e não há neste mundo editor capaz de divertir o espectador durante tanto tempo.

A edição neste dia privilegia, em infinitos VTs, as conversas e articulações referentes justamente ao que vai ocorrer no final. Costuma ser muito chato.

Para tentar manter o espectador aceso, a Record recorre ao suspense. Cabe ao apresentador Roberto Justus a função de nos convencer a permanecer com a TV ligada. “Daqui a pouquinho” é o mantra dele.

“Essa formação da roça promete”, diz Justus. “Daqui a pouquinho”, acrescenta. “Eu não perderia por nada”, anuncia. “Daqui a pouquinho”, adiciona. “Esta formação de roça promete ser tensa do início ao fim”, garante. “Daqui a pouquinho”.

Nesta segunda-feira (30), contei oito “daqui a pouquinho”, além de um “só mais um pouquinho”, dois “já já”, um “rapidinho” e um “não sai daí”.

É verdade que este bordão de Justus não chega a ser original. É uma variação do “daqui a pouco” que Britto Jr. usava e abusava nos tempos em que apresentava este mesmo programa.

O mais curioso é que Justus, em entrevista recente, garantiu que improvisa muito durante “A Fazenda”. "As pessoas falam que ‘A Fazenda’ tem muito texto. Eu não concordo com isso. Se vocês olhassem o texto... Eu fico botando meus cacos o tempo inteiro”, garantiu.

Daqui a pouquinho eu acredito.