Topo

Marcelo reclama de limpeza das louças e briga aos berros com Matheus e Rita

Peões brigam por causa da louça - Reprodução/R7
Peões brigam por causa da louça Imagem: Reprodução/R7

Do UOL, em São Paulo

30/10/2017 09h26

A manhã desta segunda (30) foi atribulada em "A Fazenda: Nova Chance", com uma briga feia entre Marcelo, Matheus e Rita Cadillac. A confusão entre o trio começou quando Marcelo, fazendeiro da semana, decidiu criar uma regra em relação a limpeza da louça da casa: os utensílios utilizados em refeições comunitárias serão lavados em sistema de rodízio, excetuando Aritana e Yuri, que estão isentos da tarefa por serem os responsáveis pelas refeições e a limpeza da casa. 

Rita e Matheus questionaram a regra desde o início, já que Marcelo começou a insistir que qualquer louça que surgir na pia da cozinha é de responsabilidade da dupla que cuida da pia no dia, independentemente de ser uma panela comunitária ou uma xícara de uso pessoal. A dupla argumentou que não é justo que os peões precisem ficar fiscalizando a pia o dia todo, e Marcelo se irritou com o que chamou de falta de respeito por parte de Rita e Matheus.

"Você tá sendo mal-educado com a gente, ninguém aqui tem obrigação de ficar o dia todo do lado da pia sendo que essas coisas, tipo xícaras e pratos, não são de uso comunitário, e sim de uso pessoal. Eu não vim aqui pra ser fiscal de pia, nem a Rita. Não vou ser responsável por isso, já falei", reclamou Matheus, irritado. Marcelo começou a gritar que Matheus e Rita estão errados na discussão, e que os responsáveis pela louça do dia precisam assumir tudo que aparece na pia. "Se a pessoa não lava, quem vai lavar? Eu que não, os responsáveis do dia são vocês. Eu lá sou fiscal de pia também? Vocês não podem me acusar de obrigar vocês a lavar louça, não é isso que está acontecendo".

Matheus e Rita novamente se recusaram a lavar louça individual, e Matheus perdeu a paciência com os gritos do fazendeiro. "Eu não vou lavar, você não tem que lavar, quem suja lava. Você não é o rei da casa agora? Então vai lá procurar quem sujou e manda lavar".  "Vocês estão errados, não adianta", disparou Marcelo, não aceitando o argumento.

Tentando amenizar o clima tenso, Rita pediu para Marcelo abaixar o tom de voz e deixou claro que não existem crianças na casa. "Não tem criança aqui. Cada um que sujou sabe que tem que lavar. Não dá pra gente ficar responsável por isso". Marcelo respondeu que cada um de fato deveria lavar sua louça de uso individual, mas como isso quase nunca acontecia, os responsáveis pela pia precisariam abrir exceções para que a louça não acumule. "É um absurdo, eu sei, mas nós somos responsáveis por lavar a louça, por resolver essa criancice de quem deixa sem lavar". 

Marcelo acusou Rita e Matheus de serem mal-educados com ele e saírem gritando, e Monique interferiu na situação para dar razão a Matheus. "Tem muita regra aqui, muita ditadura. Cada um que faça o seu". Ana Paula Minerato concordou, e todos os peões sugeriram que a regra fosse desconsiderada e cada um voltasse a lavar sua própria louça. Por enquanto os peões ainda não decidiram se a regra continuará valendo ou não.