Topo

Aula de Bial: "Aqui fora é realidade, aí dentro é mundo paralelo"

Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Maurício Stycer

Colunista do UOL

08/02/2016 05h01

Como faz de tempos em tempos, Pedro Bial deu uma pequena aula esta semana aos participantes e ao público sobre a diferença entre duas palavras aparentemente iguais: “realidade” e “reality”.

O pretexto para a lição foi a desistência de Alan, que pediu para sair depois de ser informado pela produção que seu pai voltou a ser internado para tratar de um problema de saúde. 
 
O apresentador informou ao público estes pormenores, mas falou bem menos aos participantes. Apenas garantiu que não ocorreu nenhuma morte na família de Alan. E disse: "Eu não vou dar mais detalhes ou informações para vocês, pois esta é uma das regras de ouro do Big Brother: o desconhecimento do que está acontecendo aqui fora durante o confinamento de vocês”.
 
Em seguida, Bial esclareceu que, apesar de “reality” significar realidade em inglês, a palavra ganha um novo sentido no programa de televisão: “Vocês estão aí vivendo neste mundo paralelo, e é só esse mundo paralelo que existe e interessa para vocês. A realidade fica aqui fora. Aí é dentro é reality, reality show.”
 
O que o apresentador não disse, naturalmente, é que ele e a direção do programa já levaram informações do mundo “aqui fora” para a “realidade paralela” do jogo várias vezes. Fizeram isso com o propósito de tornar o programa mais divertido, provocando e confundido os participantes.
 
Ao longo destes 15 anos, são vários os exemplos de interferência externa – desde contatos dos candidatos com o público em eventos (Carnaval, visita a fábrica de patrocinadores etc) até por meio de cartas (o famoso episódio do “caps lock”). Para não falar da própria ação de Bial, dando dicas, sugestões e pistas falsas em seus encontros com os participantes.
 
No “BBB16” já houve um episódio que levantou dúvidas sobre uma possível interferência externa. Ao se tornar líder, Juliana estranhou não ver fotos do namorado no quarto preparado pela produção. Ele teria desistido do namoro? Foi uma dica para ela se soltar mais no programa? A moça ficou em dúvida e, desde então, parece mais à vontade diante de Renan.
 
Encerrando a sua conversa com os brothers sobre Alan, Bial disse ainda: "O maior gesto de apoio e solidariedade que vocês podem fazer para o Alan agora é viver intensamente, às últimas consequências, isso aí dentro. Que era o grande sonho do Alan. Sonho que ele realizou. Vocês, continuem sonhando". 
 
O que significa "viver intensamente" em uma "realidade paralela"? É fazer todo o possível para divertir os espectadores.