Topo

Bial erra, Globo enrola, mas resultado do novo sistema sai de forma clara

Juliana se despede dos colegas enquanto o público vê o resultado por região - Reprodução/TV Globo
Juliana se despede dos colegas enquanto o público vê o resultado por região Imagem: Reprodução/TV Globo

Mauricio Stycer

Colunista do UOL

24/02/2016 00h32

A disputa entre Ana Paula e Juliana, no quinto paredão do “BBB16”, chamou a atenção por dois motivos. Foi o confronto que atraiu maior número de votos desta edição (103 milhões) e marcou a estreia do novo sistema de votação do programa, agora baseado em um critério regional.

Ao determinar que cada região do país equivale a um ponto, a Globo claramente abriu a porta para possíveis distorções e resultados injustos. O novo sistema dá peso igual a números de espectadores muito diferentes, o que pode resultar na eliminação de um candidato com menos votos do que o vencedor. 
 
Tão grande quanto a ansiedade para saber quem continuaria no programa, por isso, era a expectativa para ver se o resultado poderia apontar para uma distorção. Não foi o que aconteceu, já que Juliana perdeu nas cinco regiões do país, bem como no total de votos por SMS e telefone.
 
Antes, porém, de anunciar o placar de 6 a 0, que resultou na eliminação de Juliana, Pedro Bial mostrou estar tão confuso quanto o público e explicou o novo sistema de forma equivocada. “Quem fizer mais pontos vence”, ele disse. Alertado, alguns minutos depois, pediu desculpas e esclareceu que seria exatamente o contrário – quem fizesse mais pontos estaria fora do programa.
 
Talvez para se preparar melhor antes de anunciar o resultado, a Globo deixou o espectador esperando 13 minutos entre o momento em que Bial anunciou o fim da votação e o aviso que Juliana foi eliminada. Foi uma enrolação inédita no “BBB”.
 
Os participantes não fazem ideia que o sistema de votação mudou, mas o público foi contemplado com um quadro, didático, na tela, informando o percentual obtido por Juliana em cada região e na votação por SMS. 
 
Com a vitória de Ana Paula em seu terceiro paredão, o desafio agora da Globo é manter a temperatura do programa.