Topo

Em novo sistema de contagem, desempate do "BBB" será por votos totais

Do UOL, em São Paulo

17/02/2016 15h07

O sistema de contagem de votos do “BBB” passará por uma mudança a partir deste domingo (21), quando os votos passarão a ser contabilizados por região. O desempate, porém, se dará com o mesmo critério das votações até agora: pelo número total de votos recebido por cada candidato.

De acordo com a CGCom (Central Globo de Comunicação), em caso de empate, o concorrente com o maior número de votos no total será eliminado.

A partir de domingo, os votos recebidos pela internet serão agrupados e contabilizados por região do país – Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O candidato que obtiver a maioria simples de voto em cada região ganha 1 ponto. E mais 1 ponto virá da maioria dos votos por telefone e SMS somados. Dessa forma, serão 6 pontos no total: 5 por região geográfica, e 1 por SMS e telefone. É eliminado o candidato com mais pontos. Só no caso de empate é que o brother com mais votos absolutos será eliminado. 

O objetivo da mudança, segundo a Globo, é "garantir maior representatividade a cada região"

coluna "Outro Canal", da "Folha", havia informado que, se houvesse empate, os votos por telefone e SMS teriam peso em dobro. Consultada pelo UOL, a Globo ainda não respondeu se houve mudança no critério de desempate desde que a "Folha" publicou a informação.