Especial BBB17

Chico Barney

Muro separa "BBB" do bom senso

Reprodução
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

Especial para o UOL

O poeta Pedro Bial teve como grande marco de sua carreira a cobertura da queda do famigerado muro de Berlim, que havia separado a Alemanha em duas durante décadas. Já o aspira Tiago Leifert será lembrado por ter narrado a construção de um muro que não chegou a durar um dia inteiro no "BBB17".

Reprodução/Instagram
Saudades de quando o "BBB" reunia intelectuais de verdade? Imagem: Reprodução/Instagram

Não deixa de ser um evento alinhado com os tempos modernos. Um twist que dura o tempo de uma publicação no Snapchat pode interessar justamente aos millennials que a atual temporada parece querer atingir.

Donald Trump e seu muro separando os Estados Unidos do México foram a inspiração para o programa. Mas seus efeitos práticos foram mais parecidos com uma referência da política nacional: João Dória Jr e os muros cinzas de São Paulo.

(Importante esclarecer que digo isso metaforicamente, antes que algum comentarista usando avatar da She-Ra venha explicar que a peça cenográfica foi belamente ilustrada em suas duas faces.)

Algumas inconsistências do projeto fizeram com que a pegadinha da produção para cima dos participantes perdesse rapidamente a graça. A saber:

- O fato da eliminação falsa ter ocorrido em uma segunda-feira, dia largamente identificado com os jogos da discórdia e outros truques para movimentar a casa com artimanhas e picuinhas;

Reprodução
Spoiler - a cotação de Emilly depois do paredão de logo mais Imagem: Reprodução

- Tudo isso ocorrer durante o período em que o público está votando em um paredão formado ontem - até mesmo futuros ex-BBBs ostentam plenas condições intelectuais de duvidar seriamente de uma virada de mesa dessas;

- A construção precária do muro permitiu que Rômulo avistasse Emilly do outro lado. Se até a Globo tá economizando em infraestrutura, creio que a próxima edição da "Fazenda" ocorrerá em um chiqueiro;

- A escalação do Rômulo para o programa. Quem é que chamou esse cara? Ele funciona como um cemitério para o entretenimento.

Reprodução
Remember Luiz Felipe Imagem: Reprodução

Claro que estou aqui dando um enfoque principal nas coisas negativas, que é o que costuma render mais acessos na minha coluna. Mesmo constrangido, não deixarei de louvar o que deu certo:

- A casa virou do avesso num grau que Daniel chegou a ter algum destaque durante a noite. Apesar de quase ter sofrido um faniquito em rede nacional, Daniel conseguiu votar na Emilly e se comprometer com o jogo de alguma forma - apenas para 15 minutos depois descobrir que ela não foi eliminada e agora teria que conviver alguns dias só com a turma que havia acabado de “trair”;

- A rixa entre Roberta e Emilly finalmente saindo da deep web para ganhar o mundo exterior;

- A observação do Marcos sobre Ilmar: durante o reinado do brother socialista, nada mais adequado que o quarto do líder virar um alojamento.

O twist pode ter sido meio torto, mas serviu para divertir a casa de uma forma que não acontecia há muito tempo. Não chegou a ficar animado nível “Daniel do 'BBB11' dançando com o coqueiro”, mas tivemos mais alegria do que Rômulo jogando golpinho noite adentro - apesar de ter rolado isso também.

Reprodução
A visão de jogo de alguns participantes segue tão deformada quanto os desenhos da Turma da Mônica que assolam os muros de escolinhas pelo Brasil. Imagem: Reprodução

Quanto a mim, posso garantir que retorno a qualquer momento com novas informações. Continuamos atentos a todas as movimentações na casa, mais ou menos como naquela piada recorrente do "Casseta & Planeta" onde o então presidente Itamar Franco acabava deixando uma tartaruga de estimação fugir.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Topo