Especial BBB17

Chico Barney

Manipulação da Globo continua favorecendo Marcos e Emilly

Paulo Belote/Globo/Divulgação
Emilly e Marcos em festa do "BBB17" Imagem: Paulo Belote/Globo/Divulgação
Reprodução
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

Especial para o UOL

21/03/2017 09h09

Quando a produção de uma novela se depara com problemas sérios de audiência, a Globo não pensa duas vezes e convoca um novo autor para costurar eventuais falhas narrativas e deixar o produto mais palatável ao grande público.

É uma responsabilidade e tanto. A pós-realidade global exibida diariamente em full HD e som estéreo digital custa muito dinheiro.

E “problemático” talvez seja um adjetivo ameno demais para classificar o desenrolar do "BBB17". O programa selecionou figuras interessantes que simplesmente não funcionaram direito quando reunidas. E o público, esse showrunner irascível, fez questão de tomar algumas decisões equivocadas desde o começo, matando potenciais conflitos pela raiz.

Como não dá para chamar o Carlos Lombardi para salvar a anti-trama do reality show, a Globo concentrou todas as suas energias em fazer brilhar Marcos e Emilly. Não por acaso: o casal é mais que o tema central dessa temporada - é o único!

E aí entra a lógica pragmática (e necessária) da emissora.

Quando um núcleo periférico de qualquer novela começa a aparecer bem nas pesquisas com o público, é certo que o espaço dado àqueles coadjuvantes vai crescer. Tava lendo ainda hoje sobre Marcos Pitombo e Sabrina Petraglia. O casal roubou a cena como “Shirlipe” em Haja Coração e agora protagonizará uma vindoura novela das 6.

Qual motivo nesse mundo faria a Globo privilegiar qualquer um dos participantes do "BBB"? Nada além da meritocracia. Quem rende melhor vai abrindo brechas e ganhando mais espaço. A Globo é coerente ao expandir o palco para os melhores atores neste grande circo da dor.

Pelo que informa o ilustre Maurício Stycer, a estratégia está dando certo. O Ibope subiu a ponto de não se tratar mais da pior edição do "BBB" de todos os tempos - no quesito audiência, é lógico.

É inevitável sentir certa frustração ao perceber que a edição dos episódios omite passagens que poderiam beneficiar os inimigos do casal. Ao gastar longos minutos com um discurso de Marcos sobre os desafios de fazer aniversário todos os anos, a segunda-feira do cidadão trabalhador ficou um pouco mais arruinada.

Mas fazer o quê? Todos esses anos de "BBB" nos ensinaram que passar raiva às vezes pode ser o melhor entretenimento.

Por falar em passar raiva...

Na segunda escrevi sobre a necessidade de eliminar Marcos para salvar a temporada. Creio que um plot twist de tal envergadura teria plenas condições de divertir o sofrido povo brasileiro ao longo das próximas semanas.

Até o fechamento desta edição, já eram mais de 500 manifestações de carinho nos comentários da coluna. Agradeço o prestígio e aproveito para responder alguns dos leitores mais simpáticos a seguir.

De: Sandra Antunes
Não concordo, este texto está incitando claramente o publico a votar no Marcos, para mim quem deve sair realmente é o Rômulo e desde já declaro que o trio formado por Emilly, Marcos e Ilmar são os meus favoritos

Não queria falar nada, mas este comentário está incitando claramente o público a votar no Rômulo!

De: Solange Leal
Seu texto não revela a minha opinião.

Ainda não cheguei ao nível de iluminação necessário para psicografar gente viva.

De: suldabahia
Barney. Você deveria fazer o mesmo que eu. A partir de hoje deixarei de ler seus textos.

Isso traria sérios problemas para os revisores do UOL.

De: Josie Cardoso
Faço sua as minhas palavras Chico Barney

Obrigado pelo presente!

De: Luciano Fischer
Não sei se em um blog como esse alguém ganha algum dinheiro para emitir opinião, se sim que lástima…

Penso nisso o tempo todo.

De: HOllyDOC
Só rindo mesmo .... Ilustre blogueiro, o senhor deve ser torcedor de time pequeno, da cidade onde reside, né ??

O senhor não ouse chamar meu Avaí de time pequeno!

De: Sulamoraes
Chico, vá ver se o público está lá na esquina da ignorância! Vc é pior que os políticos, que na malandragem, querem defender o indefensável. Lave à jato sua cara de pau.

Não me resta outra alternativa a não ser pedir desculpas ao povo brasileiro por conta do meu pitaco sobre um programa de TV.

De: Theodozio
Mito infeliz, sua crônica, não tenho o costume de assistir o programa todos os dias. Mas o que aconteceu ontem foi revoltante, tenho minha esposa que amo muito, tenho dois filhos que amo também, imagine o sr se eu fico sabendo que uma pessoa que se passa por meu "amigo," fala pra outra pessoa dar em cima de minha esposa, namorada, etc... muitas casais, se separam na realidade por causa de pessoas falsas moralistas, assim como ele. E o pior muitos matam por isso. Acho que o sr , não está a gravidade que foi o problema, quem vai o ganhar o programa eu não sei, mas eu sei que ele é de um caráter, nota zero, o olhar dele de puro ódio, pessoas assim, são manipuladoras, são egoístas, e mentirosas. Espero que ele saia, porque de "cobras" o brasil, tá cheio, temos que preservar nossas famílias com um pouco de dignidade. Um conselho , cai nessa não, porque até agora eu era admirador do seu trabalho, escorregou feio no tomate.

Em primeiro lugar, devo dizer que fico muito feliz ao descobrir alguém que não tem o costume de assistir ao programa admirar meu trabalho. Em segundo lugar, não entendi o resto da mensagem, mas espero que esteja tudo bem com sua família!

De: Conie
Que tal o articulista se retirar para salvar o pouco que resta do jornalismo brasileiro?

Excelente ideia. Voltamos a qualquer momento com novas informações.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Chico Barney
Topo