Topo

Especial BBB17

Mauricio Stycer

Falsa eliminação de Emilly tem Ibope melhor que falso paredão de Ana Paula

Reprodução/ TV Globo
Emilly celebra continuar no "BBB17" Imagem: Reprodução/ TV Globo
Mauricio Stycer Maurício Stycer

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Maurício Stycer

Colunista do UOL

07/03/2017 15h44

Prometida durante quatro dias, a surpresa que mexeria com o “BBB17” teve efeito instantâneo no Ibope ao ser exibida na noite de segunda-feira (6). O programa registrou média, em São Paulo, de 28,5 pontos – o segundo melhor resultado desde a estreia, em 23 de janeiro.

Nas primeiras seis semanas de exibição do programa, a noite de segunda-feira foi sempre a responsável pela melhor audiência. Na estreia, o “BBB17” marcou 29,3 pontos, caindo sete dias depois para 26,3. Na terceira semana, a audiência voltou a subir, chegando a 27,7 pontos, mas caiu novamente nas três semanas seguintes (média de 26,7, depois 26,8 e 25,3 na segunda-feira de Carnaval).
 
O resultado alcançado com a falsa eliminação de Emily é bem positivo, mas será que vai ter um efeito mais duradouro sobre a audiência do programa? A repercussão dos eventos da noite de segunda-feira sugere que não.
 
Como observou muito bem Chico Barney, colunista do UOL: “Não deixa de ser um evento alinhado com os tempos modernos. Um twist que dura o tempo de uma publicação no Snapchat pode interessar justamente aos millennials que a atual temporada parece querer atingir”. 
 
Na noite de segunda-feira, o “BBB17” chegou ao 43º dia – a metade de sua duração, segundo Leifert. Ao fim dos primeiros 30 dias, a audiência acumulada era a pior da história
 
Há mais de um ano, em 9 de fevereiro, uma terça-feira de Carnaval, o programa em que ocorreu a falsa eliminação de Ana Paula no “BBB16” registrou média de 25,6 pontos - um resultado 11% inferior ao alcançado nesta segunda-feira pelo "BBB17". Mas aquele era apenas o 21º dia da edição. 
 
A audiência da edição passada começou a crescer justamente depois da volta de Ana Paula do seu falso paredão – e voltou a cair após a expulsão da jornalista. Ainda assim, na média geral, o “BBB16 registrou média de audiência superior às duas edições anteriores, caracterizando a edição como um grande sucesso - e Ana Paula como âncora do programa. 
 
A questão que talvez esteja na cabeça do comando do programa atual é: será que Emilly tem carisma e força para levantar o Ibope do “BBB17”? E ainda há tempo para isso?

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!