Topo

Tiago Leifert quer transformar participantes em fantoches

Tiago Leifert anuncia o fim da votação do quarto paredão - Reprodução/TvGlobo
Tiago Leifert anuncia o fim da votação do quarto paredão Imagem: Reprodução/TvGlobo

Especial para o UOL

21/02/2018 15h57

Saudades de quando a única imposição do apresentador do "Big Brother Brasil" era ‘usem filtro solar’. A chegada de Tiago Leifert no comando do programa deixou mais pesada a mão no controle desse console da vida real.

Por um lado é interessante, pois os discursos de eliminação parecem dinâmicas de grupo e acabam pautando o restante da semana. Em contrapartida, qualquer resquício de naturalidade se esvaiu. Sobrou pouco espaço para o ‘reality’ nesse show de horrores que é o "BBB18". Os participantes estão o tempo todo muito cientes de seus papéis no jogo, ou tentando entender onde deveriam se encaixar.

A temporada dos feedbacks também tenta domar o público, didaticamente explicando o que exibe em cada VT. Parece vício de narrador de futebol, daqueles que insistem em falar tudo que o telespectador já está assistindo pela televisão.

Vamos ver como os fantoches de Tiago Leifert se comportaram na cotação da semana.

Família Lima  - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Ana Clara & Ayrton

10.000 BBBitcoins

+ 2.000 em relação à semana passada

A eliminação de Nayara mostrou que Ayrton tem visão de jogo, apesar da dificuldade de concatenar palavras e interagir com pessoas. Ana Clara herdou do papai o entendimento geral das coisas, com o benefício de conseguir construir laços e se expressar de maneira brilhante. Para os padrões do "BBB18", claro.

Gleici - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Gleici

8.900 BBBitcoins

+ 1.000 em relação à semana passada

Voltou de mais um paredão e está ganhando relevância. É odiada por boa parte da casa, mas a torcida só cresce. O melhor que pode acontecer a ela agora é continuar como alvo dos desafetos.

Mahmoud - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Mahmoud

5.000 BBBitcoins

= em relação à semana passada

Outro que retornou da berlinda, mas segue decepcionando em suas atitudes. Fica revoltado quando é indicado e faz uma série de promessas que não parece capaz de cumprir. Por conta de uma grande insegurança, se sai melhor agindo nos bastidores e falando nas costas dos colegas.

Paula - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Paula

7.078 BBBitcoins

+ 1.000 em relação à semana passada

Paula não sabe de quase nada do que está acontecendo na casa. Quando sabe, acaba entendendo tudo de um jeito meio torto. De qualquer forma, está fazendo o possível para se divertir enquanto o tempo passa. Mas a inimizade platônica que Patrícia nutre por ela finalmente começa a render boas possibilidades.

Patrícia  - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Patrícia

0 BBBitcoins

= em relação à semana passada

Creio que a eliminação de Jaqueline depois daquele piti com Mahmoud fez muito mal ao "BBB18". Os participantes entenderam que foi aquele episódio que levou a ex-companheira rumo ao oblívio, o que não é verdade. Isso impediu que novos confrontos diretos acontecessem, com o elenco privilegiando o jogo de bastidor. Patrícia tinha um ótimo potencial para barraco, jamais consolidado.

Breno - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Breno

0 BBBitcoins

- 10 em relação à semana passada

Me lembra um pouco o personagem-título de Zelig, do Woody Allen. Era um cara que conseguia se misturar à paisagem. Se estivesse numa comitiva de médicos chineses, começaria a parecer um médico chinês. Breno faz o possível para passar despercebido - pelo menos no espaço de tempo entre uma festa e outra.

Diego  - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Diego

70 BBBitcoins

+63 em relação à semana passada

Continua costurando bem as próprias alianças e coloca quem quiser no paredão. É uma espécie de Don Vito Corleone que gosta muito de ficar deitado.

Jéssica - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Jéssica

0 BBBitcoins

= em relação à semana passada

Aviso apenas que a participação de Jéssica no "BBB18" dificilmente passaria no Teste de Bechdel.

Caruso - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Caruso

500 BBBitcoins

+450 em relação à semana passada

Conseguiu escapar da indicação ao paredão graças a uma engenhosa costura política. O Winston Churchill da Mooca fez e aconteceu no decorrer da semana. Um dínamo das negociatas.

Wagner - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Wagner

-1.000 BBBitcoins

-1.000 em relação à semana passada

Wagninho da Sequela está pintando como potencial vilão da temporada. Aquele semblante sereno esconde um perfil frio e calculista. O possível relacionamento do paranaense com Gleici pode ser a última esperança para a República de Curitiba fazer as pazes com o PT.

Viegas - Artes/UOL - Artes/UOL
Imagem: Artes/UOL

Viegas

0 BBBitcoins

= em relação à semana passada

Só lembrei do Viegas porque a jornalista Nayara Cabrini, depois de eliminada, avisou que ele conversa com todos da casa e é carismático. Vindo de alguém que apura tão bem as informações, me resta assinar embaixo.

Kaysar  - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Kaysar

0 BBBitcoins

= em relação à semana passada

O animador de resort tem uma torcida fiel, mas ainda não fez rigorosamente nada além de dançar e falar besteira. Se até a Sasha Meneghel tem fã só porque é filha da Xuxa, quem sou eu pra julgar?

Lucas - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas

-5.000.000 BBBitcoins

-3.000.000 em relação à semana passada

Tudo gira em torno do Lucas. Ele acredita nisso com tanta fé que todos ao seu redor acabam virando satélites. Custo a acreditar que as pessoas invistam tanto tempo dando explicações e pedidos de desculpas ao cara, normalmente pelos motivos mais estapafúrdios que existem. E fica a sugestão: a Globo vai ganhar dinheiro se lançar uma versão do pay-per-view sem o Lucas.

Concorda, discorda ou repreende as cotações dessa semana? Escreva seus sentimentos nos comentários.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.