Topo

A verdade está lá dentro: teorias da conspiração no "BBB"

Gleici ouve Tiago Leifert anunciar o resultado do oitavo paredão - Reprodução/TvGlobo
Gleici ouve Tiago Leifert anunciar o resultado do oitavo paredão Imagem: Reprodução/TvGlobo

Especial para o UOL

31/03/2018 17h17

O povo norte-americano tem um fascínio muito grande por teorias da conspiração. Não existem capítulos da história dos Estados Unidos que não sejam contestados por grupos especialmente paranoicos. O assassinato de John Kennedy, a chegada do homem à lua, o ataque às torres gêmeas. É uma característica muito forte, vastamente assimilada pela cultura local.

E o que é sucesso por lá acaba chegando com embalo por aqui também. O elemento que mais cresce em relevância nas torcidas a cada ano são as teorias de conspiração. ‘Fatos alternativos’ proferidos ao vento o tempo todo, no intuito de ajudar o favorito a ganhar no grito.

A torcida da Gleici, por exemplo, não tem a menor dúvida de que a Globo está armando o cenário para ver Kaysar campeão. E os fãs mais fervorosos do sírio maravilha também enxergam uma intrincada artimanha política para levar a fada acreana não só ao prêmio, mas também à câmara dos vereadores.

A belíssima prova de resistência que durou quase 30 horas foi um prato cheio para os conspiracionistas. Breno dormiu e não foi eliminado! Viegas levou uma bola para dentro do carro! Wagner é um reptiliano! Tirando a última afirmação, todas as outras são criativas interpretações de telespectadores que ficam cegos de raiva em nome de um prêmio que não será deles.

É a força das torcidas que move o programa - o problema é a direção para onde levam. Não tem nada de particularmente errado em ficar o dia inteiro vivendo em função de uma atração televisiva. Bom, talvez até tenha. Só faço votos para que todos consigam desfrutar de maneira leve e agradável tão nobre entretenimento.

No caso do "BBB", a verdade está lá dentro.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.