Topo

Se não tiver polêmica, nem é "BBB"

Especial para o UOL

12/04/2018 04h00

Em três meses de programa vemos tantas coisa que muitas vezes nestes anos de “BBB” não vimos. O que faz do “BBB” um programa detestado e também amado vai beeeem além da proposta de jogo. Por mais que o esquema seja basicamente o mesmo em todas as edições, independente das atualizações ou inovações, o “BBB” é o programa da polêmica. Por isso que não importa se você é graduado em Harvard ou largou os estudos para vender sua arte na praia, o entretenimento é para todos.

E nesse clima de final de temporada, a Diva que vos fala traz um apanhado de acontecimentos que movimentaram o jogo sim, mas aqui do lado de fora. Alguns estão até fresquinhos na nossa memória que guarda tudo, exceto conteúdo importante na hora da prova.

Montagem Diva 1 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

1 – Relação Ana clara e Ayrton

O jogo mal começou e a relação de pai e filha já era motivo de “trending topics” das fofocas do país. Foi visto por muitos como uma relação de excessos de afagos e afetos, excessos esses que fizeram com que Ayrton ficasse mal falado aqui fora logo nos primórdios. Apesar disso, foi o próprio Ayrton quem ganhou dos outros dois integrantes da família Lima (a esposa e o sobrinho) para permanecer no programa. Gerando assim um grande meme da Nazaré confusa em boa parte da população, que tinha por certo que esse cara nem viria para jogo, mas veio e graças ao "queridômetro" da filha, foi bem além.

Montagem Diva 2 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

2 – Lucas, The Noivo of Taubaté

Como esquecer do protagonista de um dos melhores memes da edição? Lucas trocou seu noivado de anos com uma modelo X, que ficou famosíssima no Instagram (pelos motivos errados, mas ok porque lucrou com isso então ninguém reclama), por uma aventura com a princesa Jéssica. Aventura essa que não rendeu nada além de memes e do título de traíra digno de Paola Bracho. O melhor foi que ele mal saiu e a parentada já foi logo avisando: “Ela não veio” (deixe sua risada aqui). Quem pensou que ele iria se consolar com Jéssica, errou. Ele deixou claro que não tinha nenhum interesse por ela e afinal, nem que tivesse, Jéssica saiu da edição e disse basicamente que seu interesse por Lucas era inexistente (tanto quanto sua coroa).

Montagem Diva 3 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

3 – O quarto de Gleici

Um dos pontos altos da edição foi a volta triunfante de Gleici, após ficar de quarentena num quarto apenas observando toda a casa pela TV. Mas o que era para ser surpresa e mistério, foi na verdade um grande fail. Por ser uma estratégia manjada da produção, Ayrton foi o primeiro a sacar tudo antes mesmo de acontecer, e Gleici não ajudou em nada já que entrou no quarto berrando mais do que mãe quando vê o chão sujo que acabou de limpar. O melhor foi que pouco depois de ter voltado, Tiago Leifert exibiu aquele sorriso amarelo quando a turminha ali falou que tinha mesmo ouvido algo e suspeitava que fosse Gleici escondida no quarto extra. Enfim, micão. Mas serviu para eliminar a Patrícia, então nunca nem reclamei.

Montagem Diva 4 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

4 – A mãe de Breno

Mais uma novidade da edição foi que, às terças, a edição mostrava algumas gravações das famílias dos participantes ao longo do programa. A sobrinha de Diego foi uma das protagonistas dessa novidade, mas não só ela, a mãe do Breno também. Povo viu graça na mãe brava do boy e já queria ela no lugar do filho. Eu nem acharia ruim.

Montagem Diva 5 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

5 – Viegas sem papas na língua

Quem acompanhou o PPV viu que Viegas costumava expor sempre as suas opiniões, ainda que no jogo ele não tivesse a mesma atitude, mal se via. A Globo que não é boba nem nada (tem contas para pagar e patrocinadores para manter), se reservou no direito de não expor esse lado do boy nas edições, mas não foi o bastante para calar Viegas. Em uma das votações, no confessionário, Viegas deu um recado contra os racistas - os que ainda existem em pleno 2018, já que a seleção natural esqueceu de eliminar (só pode)  - e ainda após a sua saída, soltou um Fora Aquele Que Não Deve Ser Nomeado. Definitivamente a melhor parte da participação de Viegas foi ao vivo.

Montagem Diva 6 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

6 – O pecado de não tomar banho de Ana Clara

O nome da Ana Clara tá sempre em alta nas redes sociais, seja pela sua torcida que só cresce, inclusive entre os famosos, seja pelos haters que não veem nela nada além de uma menina mimada, ou seja por qualquer um que assista "BBB", afinal Ana Clara tá sempre entre os acontecimentos. Fato é que uma das coisas que chamou atenção foi o aparente hábito da ruiva de ficar vários dias sem tomar banho (de piscina não vale), tenso não? Credo gente, banho não é cachaça em comício, mas pode tomar à vontade, viu?

Montagem Diva 7 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

7 – Kaysar e sua jaqueta num "BBB" que ele nem viu

A gente já ouviu falar que calça para uma jovem custa mais de 300 reais, e então daí descobrimos que jaqueta para um rapaz custa mais de dez mil. Tudo isso porque Paula levantou a polêmica da jaqueta de Kaysar, parece que ele estaria usando a tal peça de uma conceituada grife, mas nunca saberemos ao certo já que ele não afirmou nem negou. Ainda que fosse verdadeira, que mal há? O que mais tem é gente sem reboco na parede ostentando iPhone mesmo. Outra coisa que ficou confuso aqui fora é que Kaysar diz que nunca assistiu "BBB", mas em alguns momentos deu a entender que estava bem a par dos esquemas do programa (ainda que ao vivo se faça de mais perdido do que quem irá estudar história do Brasil daqui uns anos). E tem quem diga que além de cosplay do Liminha ele também faz cosplay do Kleber Bam Bam. Teoria da conspiração ou fato? #Mistério

Montagem Diva 8 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

8 – Ayrton e o copinho

Essa é recente. Aconteceu que Ayrton foi buscar seu remedinho na despensa da casa, só que antes reparou muito bem se ninguém estava por perto. Quando pegou o tal copinho com o remédio, pareceu ter lido algo nele, já que o remédio em si ele sequer tomou. Foi o suficiente para os profissionais das teorias conspirativas irem à loucura nas redes. Será que Ayrton estaria recebendo dicas ou recados da produção? A resposta eu não tenho, mas que ficou esquisito ficou, inclusive porque alguns ex-BBBs já deixaram escapar o “excesso de participação” da produção no programa.

Montagem Diva 9 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

9 – Tiago Leifert parcial ou imparcial?

A gente sempre analisa o apresentador e sua influência no jogo. Bial tinha os enormes textões cheios de dicas subentendidas, Tiago é mais simplório nesse sentido, mas não menos participativo. Pela primeira vez em 18 edições, o apresentador (com o jogo já bem adiantado) passou a fazer as eliminações em um local à parte no estúdio para que os participantes não ouvissem as torcidas. Tiago também já trouxe muito mais discórdia para os famigerados jogos da discórdia, dando interpretações um tanto quanto pessoais e, nesse caso, a discórdia não foi só aqui fora, mas também dentro do jogo. E se a gente tratar o apresentador por “produção” vamos achar ainda mais coisas, como quando ele fez um gesto para a torcida Gleici não gritar (todas as torcidas sempre gritaram, nada de novo debaixo do sol), ou quando chamou o Kaysar no confessionário para desempatar e indicar ao paredão (?) Viegas ou família Lima, situação bastante atípica e no mínimo suspeita, ou vai ver tô ficando velha e é coisa da minha cabeça mesmo.

Montagem Diva 10 - Montagem - Montagem
Imagem: Montagem

10 – Paula é Paulete?

No começo da edição, no Instagram e Twitter corria a informação de que teria uma transexual dentre os participantes. Por um tempo ficaram apontando Paula como a participante trans, saudades Ariadna. No final não passou de lenda urbana. Que pena, tivemos que nos contentar com Paula mesmo.

O que mais você lembra de ter ocorrido nessa edição cheia de babado e confusão? Escreve aqui nos comentários!

XoXos da Diva