Topo

Combinar voto não é sinônimo de jogar bem, como ensina o professor Leifert

Wagner pede para Lucas abrir o olho sobre Nayara - Reprodução/GloboPlay
Wagner pede para Lucas abrir o olho sobre Nayara Imagem: Reprodução/GloboPlay

Colunista do UOL

20/02/2018 05h01

O programa desta segunda-feira (19) foi curto, apenas 19 minutos, mas houve tempo para mais uma aulinha do professor Tiago Leifert. Desta vez, ele se dirigiu ao público para repetir uma lição que já havia dado em outra aula. Na sua visão, combinar votos, como estão fazendo alguns participantes, é sinônimo de jogar bem.

“A casa foi votar. Os dois mais votados (Gleici e Mahmoud) foram para o paredão. E aí você vê que teve muita articulação, muita inteligência...”, disse Leifert.  “O jogo tá muito bem jogado por boa parte da casa e esse pessoal escapa do paredão”, continuou, referindo-se, em especial, a Diego, Patrícia, Caruso, Lucas, Viegas e Wagner. “Já o pessoal que vai para o paredão, se não se mexer, vai toda semana. Porque precisa jogar”, encerrou.

Quem assiste ao programa está vendo a “articulação” destes jogadores. Mas a impressão que eles passam para o público não é boa. Ao contrário. Mr. Edição tem ajudado o público a enxergar um lado arrogante destes jogadores.

Diferentemente do que disse Leifert, não é “muita inteligência” ficar rindo dos adversários pelas costas, como vimos acontecer no programa de domingo (18), quando Gleici foi ridicularizada por reivindicar uma cama para dormir. Isso é um “jogo bem jogado” de Diego, Patrícia, Caruso & Cia? Ou é uma queimação de filme?

Concordo com o professor que esta estratégia está ajudando este grupo a ficar longe do paredão. Mas à medida que o tempo passa, se continuarem jogando desta forma, estarão apenas acumulando rejeição – e serão eliminados com índices altos.