Topo

Cinco sugestões para o "BBB19"

Além da câmera na sala das famílias dos participantes, em 2019 poderia ter também uma na casa de Leifert - Reprodução/TvGlobo
Além da câmera na sala das famílias dos participantes, em 2019 poderia ter também uma na casa de Leifert Imagem: Reprodução/TvGlobo

Colunista do UOL

20/04/2018 05h01

Depois do sucesso desta edição, é óbvio que teremos um “BBB19”. As inscrições já estão abertas, inclusive. Sem cobrar nada por isso, faço algumas sugestões no sentido de tornar ainda melhor o reality show mais amado do Brasil.

Duração: Iniciado em 22 de janeiro, o “BBB18” terminou 88 dias depois, em 19 de abril. Três meses, praticamente. É tempo demais. Sei que há questões comerciais envolvidas e a longa duração ajuda no faturamento. Mas a Globo faria um grande favor ao Brasil se reduzisse a duração do programa para, digamos, 60 dias.

Quartas e domingos: Além de encurtar a duração geral, também sugiro acabar com os programas exibidos às quartas e aos domingos. Por conta do futebol e do “Fantástico”, a edição vai ao ar muito tarde nestes dois dias. E a formação de paredão? Fácil. Passe a transmiti-la aos sábados.

Câmera da família: Foi um dos achados desta edição. Manter uma câmera na sala das famílias dos participantes tem tudo a ver com o princípio de um programa, não à toa, chamado “Big Brother”. A brincadeira pode ficar ainda melhor, em 2019, se uma câmera for colocada também nos bastidores da produção do próprio “BBB”. E, como sugeriu o Lucas Félix no Twitter, se outra câmera captar o que acontece na casa do apresentador Tiago Leifert enquanto ele está ao vivo na Globo.

Novo twist: O público claramente aprovou as novidades testadas nas últimas duas edições, a saber, a disputa entre gêmeos no “BBB17” e a seleção de dois integrantes de uma mesma família no “BBB18”. Como lembrou o colunista Chico Barney no último “UOL Vê BBB”, foi daí que saíram Emilly e a família Lima, finalistas nos dois programas. Esse sucesso torna obrigatório um twist de impacto semelhante no “BBB19”.  Qual? Aí é querer demais de mim...

Interação: É visível, já há anos, a preocupação da Globo com a participação do público, via redes sociais, em tudo que diga respeito ao “BBB”. Esse ano Leifert reclamou do povo que fica mandando imagens para comprovar erros em provas de resistência. Realmente, isso é chato. É porque falta dar poder real ao povo do Twitter. Que tal deixar o amigo internauta participar mais, tomar decisões que, de fato, afetem o andamento do reality?

Muito obrigado a todos que passaram aqui durante o “BBB18”. E até a próxima!

Dez motivos para lembrar do "BBB18"