Topo

Ex-ministro diz que perdeu a vontade de ver "BBB" após saída da amiga Mara

A cientista política Mara Telles e o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, em 2016 - Reprodução/Facebook
A cientista política Mara Telles e o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, em 2016 Imagem: Reprodução/Facebook

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

31/01/2018 16h38

Nas últimas duas semanas, o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro tornou-se um dos mais assíduos fãs de Mara Telles no "BBB18". Em seu perfil no Facebook, o professor pediu "50 milhões de votos" para a amiga, enfrentou intelectuais "haters" e justificou sua torcida. Após a eliminação da cientista política, ele desistiu de acompanhar o restante do reality show.

"Não tenho a menor vontade. Não tenho nada contra quem vê, mas não é um programa que eu goste", explica Renato Janine Ribeiro ao UOL. "É um negócio profundamente de entretenimento, entendo que de baixa qualidade, mas acho interessante uma pessoa mais qualificada se dispor a ir lá. Não tenho nada contra. Eu não iria. Mas também não seria convidado, então não adianta dizer que não iria. Respeito quem vai", completa.

O ex-ministro, que comandou a pasta da Educação entre abril e setembro de 2015, no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, já havia assistido ao "BBB5", que revelou Jean Wyllys. Na atual edição, porém, ele participou ativamente da torcida por Mara e sofreu ataques de ódio em seu Facebook.

"Vi muita gente criticando na minha página. Isso causou muita reação, até me espantou ver pessoas irritadas porque ela participou. Ela não fez mal a ninguém. Pessoas estão atacando com ódio. Uma minoria minúscula, mas que está atacando com muito ódio. Eu não entendo isso. Ela mostrou que pode ser uma acadêmica de qualidade", defende.

Renato Janine Ribeiro escreveu sete publicações no Facebook sobre Mara no "BBB18". Na mais recente, postada logo após a saída, ele elogiou o "Fora, Temer" gritado pela amiga. O professor revela que sabia que a participante faria o protesto no reality e acredita que a posição política dela influenciou na eliminação.

"A filha dela tinha falado que ela diria 'Fora, Temer' e eu sabia que a Mara usaria o espaço para discutir as coisas. Talvez tenha sido uma das razões da eliminação dela. Talvez as pessoas lá não tivessem tão interessadas em discussões e quisessem uma coisa mais leve. Mas a Mara é uma pessoa qualificada. Esperava mesmo dela algo do gênero", obsreva.