Topo

Especial BBB19

Chico Barney


Descaso total: Globo parece ter desistido do "BBB19"

Tiago Leifert - Reprodução/TvGlobo
Tiago Leifert Imagem: Reprodução/TvGlobo
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

Especial para o UOL

14/02/2019 13h36

O "BBB19" está no ar há apenas 30 dias, mas o clima é de fim de festa. Com um elenco muito pouco comprometido com o jogo, parece que a temporada tem pouquíssimas chances de engrenar. Os próximos 2 meses prometem ser desgastantes para os fãs do reality.

Uma situação recente parece reforçar a impressão de que desse mato não sai cachorro.

Depois de trocarem votos nas últimas semanas, a guerra fria entre Elana e Isabella chegou ao fim depois do retorno da loira no paredão de terça. Mesmo sem brigar, resolveram fazer as pazes. Ficaram com ótimas impressões uma sobre a outra, com direito a muito confete e elogios rasgados.

A contemporização excessiva dos participantes demonstra que estão todos com medo de "cair pra dentro" na brincadeira. Não querem sair com a rejeição alta que virou praxe nas últimas edições. 

O objetivo de todo mundo ali não chega a ser ganhar o prêmio final, mas garantir uma presença online saudável e razoavelmente longeva. É levar em banho-maria, enrolando o público para ganhar tempo de tela sem colocar muita coisa em risco. 

A Globo provavelmente já percebeu que estamos todos perdendo tempo. É uma enganação das mais rasteiras. E incomoda a falta de agilidade na resposta por parte da produção.

Apesar da falta de tramas, o "BBB19" continua quadrado, dentro de uma grade asfixiante. Terça tem paredão, quinta tem prova do líder, festa duas vezes por semana, vez ou outra algum 'jogo da discórdia'. 

Contra um elenco que se recusa a oferecer entretenimento, a franquia do "Big Brother" ao redor do mundo possui uma parruda caixa de ferramentas com twists para mexer com a cabeça da turma. Qual o problema de usá-la? 

Subverter a rotina e promover desavenças deveria ser a obsessão do programa neste momento. Do jeito que está, o descaso é inegável. A Globo parece ter desistido do "BBB19". O público dá os mesmos sinais, não por acaso. Será que retornaremos para uma vigésima edição?

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Chico Barney