Topo

Especial BBB19

Chico Barney


Como um zero à esquerda feito Alan desperta tantas paixões?

Reprodução/TvGlobo
Alan, participante do "BBB19" Imagem: Reprodução/TvGlobo
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

Especial para o UOL

2019-02-28T10:13:06

28/02/2019 10h13

A vida realmente não para de nos pregar peças, querido leitor. Já tinha dado essa edição do "BBB" como encerrada. Para mim, não passava de um estúdio em Curicica onde o entretenimento ia pra morrer. Que ledo engano.

Ontem escrevi sobre o comportamento inerte de Alan, o mal-ajambrado surifsta de uma cidade sem praia. E fui surpreendido por uma avalanche de fãs do cidadão. Pessoas de diferentes idades, completamente apaixonadas, defendendo o rapagão como se fosse algum integrante de boy band. 

Onde falhamos como sociedade?

Nada contra Alan no pessoal, longe disso. Parece ser um rapaz muito correto, de conduta ilibada e moral impoluta. Mas o fato é que o espantalho do Fandangos resolveu participar do "BBB19" no intuito de fazer o jogo mais egoísta possível. Quer a fama e o dinheiro sem oferecer nada em troca para a audiência.

Isso era o que eu pensava. Descobri que ele se tornou algum tipo de exemplo a ser seguido por tudo aquilo que tem de mais entediante. Como é educado! Que querido! O assassino da masculinidade tóxica! Ah, deixa eu ver o que tá passando na Record...

Chegaram a usar aquela bravata de que o "Big Brother" é para escolher o Grande Irmão, mas não no sentido orwelliano, e sim na interpretação mais juvenil que o termo possa ter. Estamos em 2019 e ainda tem gente acreditando que o nome do programa é uma referência ao maninho gente fina que mais ajuda na casa.

O cara conseguiu tudo isso usando uma estratégia muito simples. Fica quieto a maior parte do tempo, a ponto de muitos telespectadores sequer reconhecerem sua voz. E quando abre a boca, é para não se comprometer com a disputa. Deprimente, mas funcionou com o Cézar Lima no "BBB15".

Ontem teve festa e, para variar, o queridinho dessa turma não fez nada muito digno de nota. Teve o maior piriri e foi dormir cedo. Antes disso, o episódio na Globo fez questão de mostrar os carinhos que o atual namorado de Hana Khalil fez em Carol Peixinho. Nada que vá abalar sua moral com os fãs --mas imagino que a baiana sairá com recorde de rejeição.

Já não tenho mais dúvidas de que o entusiasta de "BBB" merece essa temporada chocha.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL