Topo

Especial BBB19

Chico Barney


Alan finalista: melhor resultado de Criciúma em disputa nacional desde 91

Alan, participante do "BBB19" - Reprodução/TvGlobo
Alan, participante do "BBB19" Imagem: Reprodução/TvGlobo
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

Especial para o UOL

10/04/2019 14h47

Criciúma é um dos orgulhos de Santa Catarina. Com pouco mais de 200 mil habitantes, está entre as 100 cidades com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. É um vigoroso pólo industrial em setores de confecção, cerâmico, plásticos e descartáveis, além da extração do carvão mineral e construção civil. Seu subsolo é constituído por uma das maiores reservas minerais do país.

Do ponto de vista sociocultural, o principal representante do município no imaginário popular é o Criciúma Esporte Clube, uma das potências do futebol catarinense. Trata-se do 4º maior vencedor do disputado campeonato estadual, atrás apenas dos gigantes Avaí, Figueirense e Joinville.

A maior realização do time foi o título da Copa do Brasil de 1991. Felipe Scolari foi o comandante técnico do escrete que venceu o Grêmio em histórico embate no estádio Heriberto Hülse.

De lá para cá, não aconteceram novos fatos que conquistassem tanto destaque na imprensa nacional. A gloriosa chegada de Alan até a grande final do "BBB19" é, sem qualquer sombra de dúvidas, um grande marco para Criciúma. O melhor resultado da cidade em uma disputa nacional desde 1991.

Sabe-se que as chances do jovem rapaz são pequenas, com as adversárias aparecendo bem mais fortes no jogo. Mas isso não é problema. Se Alan conseguiu virar surfista mesmo vivendo em uma cidade sem praia, há de se tornar um grande campeão do "BBB" mesmo sem o prêmio principal.

A jornada pode não ter sido emocionante, mas sempre se mostrou preocupado com os amigos e um fiel companheiro. Conquistou fãs e espalhou o bom nome de Criciúma a todos os cantos do país. Participação importante e uma missão cumprida com louvor.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Chico Barney