Topo

Especial BBB19

Chico Barney


Globo foi a maior derrotada do "BBB19"

Tiago Leifert  - Reprodução/TvGlobo
Tiago Leifert Imagem: Reprodução/TvGlobo
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

Especial para o UOL

12/04/2019 14h20

Woody Allen foi quem melhor resumiu meu sentimento em relação ao "BBB19". É uma piada que abre o filme "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa". Ele diz que duas mulheres mais velhas estão num resort nas montanhas e uma delas reclama: "Credo, a comida nesse lugar é terrível", no que a outra responde: "É! E em porções tão pequenas!"

Deveria dar graças a Deus pelo ponto final que está prestes a ser colocado nesta temporada medíocre do meu formato televisivo favorito. Mas estamos falando justamente do meu formato televisivo preferido --então eu me envolvo e me divirto até quando tudo é ruim demais.

E nunca foi tão ruim quanto neste ano. Lembro que a temporada de 2014 parecia uma lástima, com personagens muito pouco carismáticos, mas chego a sentir saudades de figuras como Marcelo Zagonel quando vejo os participantes que chegaram até a reta final em 2019.

Nada funcionou direito no "BBB" que termina hoje. As tentativas de colocar "fogo no parquinho" deram n'água com uma consistência assustadora. A escalação do elenco foi diretamente responsável pela tragédia, mas o público também teve sua parcela de culpa. Quando convidado a participar das eliminações, fez sempre questão de tomar as piores decisões.

Se foi ruim para nós, imagina para a Globo. Teve problemas com a lei o tempo todo, demitiu participante antes mesmo do programa começar, não deu conta de animar a casa e precisou dar suporte a uma protagonista que é, no mínimo, extremamente controversa.

O "BBB" foi mais um problema para a emissora, no momento crítico em que poucas coisas parecem funcionar na grade de programação. Claro que rendeu bem com os patrocínios, um efeito direto do sucesso no ano passado. Mas imagino que as tratativas com marcas para o "BBB20" não serão mais fáceis.

Nesse sentido, acredito que a Globo tenha sido a grande derrotada da temporada. Espero que consiga avaliar rapidamente o que precisa evoluir para que as próximas temporadas sejam formidáveis. Escrevi algumas vezes que a mecânica de 1 voto por CPF é fundamental para a sobrevivência do programa, e espero de coração que tenha alguém prestando atenção nisso em Curicica.

De qualquer forma, já estou com saudades. Até nunca mais, "BBB19"!

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL