Topo

Especial BBB19

Mauricio Stycer


Ao contestar uma dezena de enquetes, Leifert incentiva fãs de Hana a votar

Tiago Leifert fala com o público do "BBB19" - Reprodução/TvGlobo
Tiago Leifert fala com o público do "BBB19" Imagem: Reprodução/TvGlobo
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Colunista do UOL

05/02/2019 05h01

Na noite de segunda-feira (04), consultei quase uma dezena de sites que promovem enquetes sobre o paredão do "BBB19". Todas apontavam a saída de Hana com mais de 50% dos votos, restando a Rizia e Hariany dividir o resto. 

Além da enquete do UOL, sempre a mais disputada, que apontava a saída de Hana com 53,8% dos votos, também consultei, entre outros, a enquete do jornal "Extra", do grupo Globo, que indicava a derrota da youtuber com 52%, o site Fuxico (56%), o F5, da "Folha" (54%), e o Notícias da TV (53,5%).

Enquetes não têm valor científico, nem influenciam o resultado do "BBB". No máximo, apontam alguma tendência ou sugerem alguma vontade. Mas é incomum tantas enquetes apontarem um resultado tão semelhante e a votação real, no site da Globo, mostrar algo muito diferente.

Por isso, causou espanto a insistência com que o apresentador Tiago Leifert repetiu a informação que a disputa está "apertada" e que o paredão não está decidido. Ele fez duas observações ao longo do programa desta segunda-feira (04) e também se manifestou em suas redes sociais.

O recado de Leifert certamente terá o efeito de levar mais gente ao site oficial para votar. Mas, creio, que o incentivo maior do apresentador é dirigido aos fãs da Hana. Ficou a impressão que ele quis passar um recado a quem torce pela youtuber. "Interfira. Será decidido amanhã nos últimos minutos", prometeu, voltando a dar mostras do seu talento como vidente