Topo

Especial BBB19

Mauricio Stycer


UOL checa Leifert no BBB19: Hariany nunca foi ao paredão pelo voto da casa 

Hariany ouve Leifert falar sobre o resultado do terceiro paredão do "BBB19" - Reprodução/TvGlobo
Hariany ouve Leifert falar sobre o resultado do terceiro paredão do "BBB19" Imagem: Reprodução/TvGlobo
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Colunista do UOL

08/02/2019 12h18

Falando muito, dando palpites, tentando ajudar o espectador a acompanhar o "BBB19", Tiago Leifert acabou propagando uma "fake news" na noite de quinta-feira (07) em favor de Hariany. 

Depois de mostrar o encontro entre ela e Diego na madrugada anterior, que terminou em lágrimas, o apresentador explicou: 

"Pra você que se perguntou porque ela chorou tanto numa DR dessas de festa, é que esse motivo que o Diego usou contra ela ('você não demonstra'). Foi exatamente o motivo que a levou a praticamente três paredões. Ela foi a mais votada da casa várias vezes por causa disso. 'Ah, você não aparece, tá sempre quieta'. Parecia uma DR normal para o Diego, mas pegou no ponto fraco da Hariany."

O UOL checou a afirmação de Leifert e ela está errada. Como muita gente observou, dos três paredões ocorridos até o momento, Hariany não foi escolhida pelo voto da casa em nenhum. No primeiro, 14 participantes, inclusive ela, foram emparedados automaticamente,  por exclusão, ao final de uma prova.

No segundo, Hariany foi indicada por Maycon, que atendeu o Big Fone e teve a missão de escolher um participante. Elegeu a loira. E no terceiro, ela foi indicada por Alan ao final da prova do líder. O rapaz recebeu um poder especial após ser o primeiro eliminado da prova e teve de indicar um participante imediatamente para o paredão.

Hariany foi escolhida pela casa, junto com Hana e Paula, na votação que determinou a ida das três ao chamado quarto dos sete desafios, em 20 de janeiro. Foi a única vez. Ela e Hana receberam quatro votos cada, enquanto Paula ganhou três.

Da onde Leifert tirou que "ela foi a mais votada da casa várias vezes"? Como muitos espectadores observaram, o comentário do apresentador beneficiou Hariany ao sugerir que ela é perseguida dentro da casa. 

É o segundo erro muito explícito de Leifert em menos de um mês de programa. Na prova do líder na segunda semana, ele antecipou que a vencedora seria Carolina antes mesmo do final. Foi um "ato falho", explicou a Globo.