Topo

Especial BBB19

Mauricio Stycer


Ao resumir a reta final do jogo, Leifert só fala, e mal, da "Gaiola"

Reprodução/TvGlobo
Tiago Leifert anuncia que inscrições para o "BBB20" já estão abertas Imagem: Reprodução/TvGlobo
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Colunista do UOL

2019-04-10T05:01:00

10/04/2019 05h01

A última terça-feira do "BBB19" foi uma noite atípica e estranha. Num episódio corrido, com eliminação, prova do lídere formação do último paredão exibidas em sequência, sobrou pouco tempo para Mr. Edição caprichar, como costuma fazer às terças.

Coube a Tiago Leifert um dos momentos mais insólitos da noite. Na edição que bateu recorde em matéria de representação racial, com cinco participantes negros, o apresentador foi encarregado de apresentar ao público uma tese sobre a razão da eliminação seguida de Danrley, Elana, Rodrigo e Gabriela (Rízia saiu logo depois da explicação).

"No programa de hoje, a gente vai contar a história destes dois lados do jogo, que se formaram da metade pra frente", começou. "A gente tinha de um lado o que vocês carinhosamente apelidaram de 'Gaiola' e de outro a Paula, a Hariany e a Carol".

Um rápido VT, então, apresentou o trio de amigas, conversando e articulando no jogo. Mais nada. A imagem voltou, então, para Leifert, que disse:

"E a 'Gaiola', hein? Eles eram inteligentes, articulados. Eles tinham tudo para chegar longe no jogo, todos juntos, mas eles se recusavam a jogar. Não gostavam de conversar de jogo, se embananaram várias vezes. De todo mundo, sobrou só a Rízia e o Alan".

Concordo que Rodrigo, Gabriela, Rizia, Danrley e Elana não foram bons jogadores. Rodrigo, em especial, se recusou explicitamente a participar dos embates típicos de um reality show. Com exceção de Danrley, todos eles foram, de certa forma, plantas - evitaram se comprometer e entrar em polêmicas.

Mas é isso, o fato de se recusarem a jogar, como criticou Leifert, que explica a eliminação seguida dos cinco? Quantas plantas não foram longe no BBB, inclusive vencendo o programa? E nesta edição, o que dizer de Hariany e Alan? Jogaram muito mais que o quinteto citado por Leifert?

Acho que o apresentador foi injusto ao apresentar esta explicação para o fracasso da "Gaiola" no "BBB19".

UOL Vê TV: Tudo que deu muito errado e o pouco que deu certo no "BBB19"