Topo

Como educar uma menina que tem asas?

Mauricio Stycer

13/09/2010 10h35

Entre as muitas atrações do Festival Internacional de Cinema Infantil, em cartaz em São Paulo e Campinas até o próximo dia 19, tive a oportunidade de ver apenas um filme, que recomendo com entusiasmo.

Trata-se de "Iep!", uma produção holandesa, dirigida por Ellen Smit. O filme conta a história de um casal sem filhos, cuja vida no meio do mato transcorre sem maiores emoções ou divertimentos. Até o dia em que o homem da casa, que mantém o hobby de observar pássaros, encontra um bebê dentro de um ovo.

O espanto do casal com as formas da criatura é, num primeiro momento, enorme. "Uma espécie rara: uma menina na forma de um pássaro", diz Warre. "Um pássaro na forma de uma menina", contrapõe Tine.

Logo, porém, Warre e Tine incorporam a menina-pássaro à rotina com naturalidade. Tentam educá-la como se fosse uma criança normal, mas esbarram nas suas particularidades. Iep, como é batizada, não consegue falar "a" nem "o" e prefere minhocas a macarrão. O casal entende estas peculiaridades e as incorpora ao cotidiano.

O filme literalmente decola quando Iep, começando a crescer, não resiste ao apelo dos seus instintos e foge de casa, voando, em direção ao Sul. Tem início, então, uma série de aventuras divertidas – encontros e desencontros do casal com a "filha", descobertas e acidentes –, que vão culminar num belo final.

Ainda que a "mensagem" possa parece óbvia demais, "Iep!" trata de temas necessários, de forma encantadora. O filme é recomendado para crianças maiores de 10 anos.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.