Topo

“Diálogo” eleitoral na Ponte Aérea 2 – Índio ataca

Mauricio Stycer

27/09/2010 14h52

A chuvinha que atingiu o Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira fechou o aeroporto Santos Dumont para decolagens. Deveria embarcar para São Paulo às 9h45, mas só entrei no avião às 13h e cheguei ao destino, Congonhas, às 14h.

À bordo, viajou também o deputado licenciado Índio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente na chapa de José Serra. Viajou perto de mim, a uma fileira de distância. Estava sozinho, aparentemente. Só o ouvi quando o avião aterrissou em São Paulo. Em pé, no corredor do avião, conversava com um eleitor.

Índio discursava sobre a situação eleitoral, enfatizando a importância de conseguir votos para a sua chapa nesta reta final. "As pessoas mais esclarecidas já entenderam", disse. Não ouvi a pergunta do eleitor, mas a resposta do vice de Serra foi: "Eles querem o Congresso de joelhos e a mídia calada. É o fim da democracia".

O eleitor pareceu concordar, a fila no corredor andou e saímos todos do avião. Sozinho, Índio apertou o passo e foi em frente.

Em tempo: Na sexta-feira, quando viajei para o Rio, testemunhei uma outra conversa curiosa.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.